O prefeito Engenheiro Daniel (União) entregou no sábado (17) o ginásio José de Sousa Sobrinho (Zé do Feijão) reformado, com quatro meses de governo. Sucateado pela gestão Aprígio (Podemos), o equipamento no Jardim Roberto (Pirajuçara) teve o piso da quadra trocado, de madeira para o polipropileno (plástico resistente), além da revitalização dos ambientes interno e externo, arquibancadas e entorno da área de jogos. Os vestiários ganharam novos mobiliários.
A reforma durou dois meses. “Quando assumimos [a prefeitura], assumimos o compromisso de cuidar da cidade de Taboão da Serra. Mas cuidar não somente no ano de eleição. Cuidar durante os quatro anos. É o que a gente começou a fazer. Com apenas quatro meses de governo, já está entregando uma reforma dessa dimensão. Estamos entregando aqui o que existe de melhor em termos de qualidade de uma quadra, de um ginásio poliesportivo”, discursou Daniel.
O prefeito indicou que o governo passado deixou os equipamentos de várias áreas deteriorados e prometeu não deixar de realizar o básico, reformar os espaços municipais. “O que estamos fazendo aqui hoje nós faremos em todos equipamentos da cidade, seja equipamento esportivo, de saúde, de educação. Não temos a vaidade de querer entregar algo novo. Taboão da Serra, hoje, tem muita estrutura. O que precisamos é cuidar do que temos, e é isso o que vamos fazer”, falou.
Daniel disse, em entrevista, indagado pelo VERBO, que o Zé do Feijão foi reformado com dinheiro devido ao município oriundo da iniciativa privada em compensação por projetos de impacto urbano na cidade. “Utilizamos alguns recursos de contrapartida, fizemos uma somatória. O valor foi um pouco elevado, chegou próximo de R$ 1 milhão, justamente pela troca do piso. Inclusive, o valor é tabelado”, afirmou. “Este tipo de piso é considerado a melhor tecnologia que tem”, frisou.
Ele anunciou que vai revitalizar outros centros esportivos e mencionou o estádio municipal, em vista de ser uma das sedes da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2026. “O nosso compromisso é até o final do ano reformar pelo menos mais dois ginásios, o campo do Mituzi e o estádio do Taboão. O nosso sonho de consumo, ainda para este ano, é entregar o estádio reformado, e em janeiro ter de volta a Copinha em Taboão da Serra. A gente está trabalhando muito para isso”, disse.
Sobre a reforma do Zé do Feijão, com muita satisfação, o secretário Luiz Lune (Esporte) destacou a importância do ginásio local para a região do Pirajuçara – a mais populosa da cidade – e disse que o equipamento “não podia ficar mais um dia sem funcionamento”. À reportagem, ele ressaltou que “vai encher o espaço de atividades”, para além da reinauguração. “O legal é que vamos atender crianças, jovens, terceira idade. Nossa, vai ser o nosso cartão de visita!”, disse.
A reinauguração teve uma programação festiva, com jogos amistosos e prática de ginástica. “Nada melhor. Chega a idade, as coisas enferrujam”, disse a moradora Lourdes da Silva, de 71 anos. No final da tarde, a atração foi um jogo de futsal master entre Brasil e Taboão da Serra. Daniel viu o time da cidade, no qual jogou, perder (4 a 2). Mas saiu feliz. “O pessoal da seleção brasileira elogiou o piso pra caramba, disse que a qualidade do que fizemos aqui é difícil de ter”, festejou.