Pedidos de reembolso passam de 1,4 milhão na fraude do INSS; entidades têm 15 dias para provar desconto

Consultas totalizam 1.494.956, nos 4 dias de funcionamento do serviço, segundo o instituto; apenas 27.023 pessoas informaram ter autorizado cobrança (1,8% do total)

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INSS em Taboão; órgão registrou 1.494.956 consultas nos quatro dias do serviço, dos quais 1.467.933 pedidos de reembolso de descontos sem autorização | AL/Verbo - 18.set.2020

Mais de 1 milhão e 400 mil aposentados e pensionistas já solicitaram querer de volta os valores que declaram ter sido descontados de seus benefícios sem autorização por entidades associativas. De acordo com balanço divulgado neste sábado (17) pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o órgão registrou exatos 1.467.933 pedidos de devolução do dinheiro nos quatro dias do serviço – o funcionamento do sistema de solicitação do reembolso começou na quarta-feira (14).

As consultas totalizam 1.494.956. Apenas 27.023 pessoas informaram ter autorizado os descontos (1,8% do total). Segundo o último boletim do INSS, fechado às 17h, são 41 entidades contestadas. No entanto, apenas 12 são investigadas pela AGU (Advocacia-Geral da União). Conforme o presidente do INSS, Gilberto Walter, explicou na quarta-feira, as entidades, a partir da intimação pelo instituto, têm até 15 dias úteis para provar que o desconto foi regular ou fazer o reembolso.

O INSS ainda calcula o rombo e procura a forma de fazer a devolução aos beneficiários lesados, em caso de não ressarcimento. O dirigente do instituto lembrou que R$ 1 bilhão das associações já foi bloqueado pela Justiça e que a AGU pediu bloqueio de mais R$ 2,1 bilhões. O órgão busca que “quem custeie [o ressarcimento] seja o fraudador”, afirmou Walter. “Depois de verificado o valor a ser pago, vamos ver de onde e como vai sair o dinheiro. Primeiro é encontrar o valor”, explicou.

Descontos de abril foram bloqueados. “Foi descontado no último mês, e será ressarcido, R$ 292 milhões na próxima folha [de pagamento], que começa a rodar no final do mês”, disse Walter. Ele explicou que os valores do mês passado não foram repassados às associações após bloqueio do INSS. Em caso de não autorização, o beneficiário precisa solicitar a devolução do dinheiro pelo telefone 135 (que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h) ou pelo aplicativo “Meu INSS”.

O passo a passo é o seguinte:
– Entre no aplicativo Meu INSS;
– Informe CPF e senha cadastrada (ou faça o cadastro);
– Clique em “Do que você precisa?”;
– Digite “Consultar descontos de entidades”;
– Se houver desconto, marcar se “Autorizei o desconto” ou “Não autorizei o desconto”;
– Informe e-mail e telefone de contato;
– Confirme a veracidade das informações prestadas;
– Clique no botão “Enviar Declaração”.

Caso as entidades façam o ressarcimento, após o recebimento o INSS depositará o valor diretamente na conta bancária vinculada ao benefício. Mas não há prazo exato para isso. Atenção: o INSS não está fazendo ligações nem enviando SMS para informar sobre o reembolso. O contato oficial com os beneficiários será feito exclusivamente por meio de notificação (permita o aviso) no aplicativo “Meu INSS”. Evite clicar em links e não forneça dados pessoais se receber ligação.

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