Praça central de Taboão terá mais espaço, chafariz moderno e telão de led, e convidará famílias ao lazer

Maior vão livre possibilitará ainda ter eventos culturais, gastronômicos e esportivos aos fins de semana, para atender a população e prestigiar microempreendedores

Especial para o VERBO ONLINE

Representação (em 3D) da nova praça Nicola Vivilechio em vista mais geral e em ponto da antiga fonte, com área molhada (bicos de água) para diversão das crianças | Divulgação

A praça central de Taboão da Serra, a Nicola Vivilechio, depois da revitalização, será um ambiente com maior amplitude, ou seja, mais espaçoso e moderno, com maior utilidade e mais acolhedora às famílias taboanenses e visitantes em momentos de lazer. É o que a prefeitura promete entregar à população, após revisar o projeto de reforma do local. A Secretaria de Obras divulgou nesta quinta-feira (8) a apresentação em 3D com as mudanças e inovações no logradouro.

A nova praça terá um vão livre maior, para receber eventos culturais e esportivos, feiras de artes e gastronômicas. O prefeito Engenheiro Daniel (União) visa prestigiar artesãos e microempreendedores com um espaço adequado para que possam vender o que produzem. “Queremos que as feiras aconteçam todo os fins de semana, para que os moradores que trabalham vendendo artesanatos ou alimentos possam expor e oferecer o que fazem e garantir fonte de renda”, diz.

“Vamos colocar também um telão de LED para divulgação das ações do município e de eventos esportivos importantes, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. E também será utilizado como um cinema ao ar livre”, acrescenta Daniel. A prefeitura ainda implantará no local academia pública – aparelhos para prática de exercícios -, com professores de educação físcia e dança. O paisagismo também será renovado para, segundo a gestão, trazer mais harmonia à praça.

A prefeitura está removendo a fonte para criar uma “área molhada”, bicos de água que formarão um chafariz para refrescar em dias de muito calor e garantir divertida brincadeira, principalmente para as crianças. Segundo o secretário Edson Galina (Obras), que acompanha os trabalhos de perto, foi preciso retirar a fonte. “Todo o encanamento e as bombas d’água estão em um estado que seria impossível manter. É preciso refazer toda a parte hidráulica do local”, explica.

Daniel diz não ignorar a importância da praça Nicola. “Sabemos o que significa para cada taboanense, é o coração da cidade, o palco de tantas lembranças. Toda mudança gera dúvidas e desconfianças, inclusive por ter uma história linda, que jamais se apagará. Mas é preciso coragem e responsabilidade para mudar, em busca de algo melhor e mais moderno para a nossa cidade, mantendo sempre a tradição”, afirma. A nova praça deve ser inaugurada em setembro.

comentários

>