‘Saque-calamidade’ é disponibilizado para moradores de Itapecerica atingidos por enchentes

Trabalhadores afetados por alagamentos relatados pela Defesa Civil podem enviar documentação para liberação dos valores pelo aplicativo "FGTS"; prazo é até 22 de junho

Especial para o VERBO ONLINE

Enchente no Jd. Branca Flor em fevereiro deste ano; moradores de Itapecerica com conta FGTS atingidos pelos alagamentos podem solicitar 'saque-calamidade' | Luiz Silva Drones

Os trabalhadores de Itapecerica da Serra que tiveram prejuízos com as enchentes relatados pelo poder público municipal podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade, de acordo com condições estabelecidas pela instituição bancária. Iniciada no último dia 24, a liberação, decorrente das chuvas intensas registradas no município, pode ser solicitada diretamente à Caixa Econômica Federal por meio do aplicativo “FGTS”.

Os moradores de Itapecerica podem realizar o saque conforme endereços identificados pela Defesa Civil Municipal. É necessário possuir saldo na conta do FGTS e não ter feito saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00 por conta vinculada, limitado ao saldo disponível na conta. A solicitação é realizada pelo aplicativo “FGTS”, opção “Saques”, no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência.

Ao registrar a solicitação, é possível indicar uma conta da Caixa Econômica, inclusive a “Poupança Digital CAIXA Tem”, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo. O prazo para solicitação dos valores é até 22 de junho deste ano, no caso de Itapecerica – cada município tem uma data-limite específica. Entre os bairros itapecericanos que foram atingidos por enchentes neste ano estão Parque Paraíso, Jardim Sampaio e Branca Flor.

SERVIÇO
Como solicitar o saque FGTS
Seguem orientações para o trabalhador que tiver direito ao saque por calamidade:

■ Realizar o download do app “FGTS” e inserir as informações de cadastro; ir na opção “Solicitar seu saque 100% digital” ou ir no menu inferior “Saques” e selecionar “Solicitar saque”:  Clicar em “Calamidade pública” — Informar o nome do município e selecionar na lista – Selecionar o tipo do comprovante de endereço e digitar o CEP e número da residência
■ Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade
■ Selecionar a opção para creditar o valor em conta Caixa, inclusive a “Poupança Digital CAIXA Tem”, ou outro banco e enviar a solicitação

Informações sobre a documentação
■ Carteira de Identidade – também são aceitos carteira de habilitação e passaporte – sendo necessário o envio frente e verso do documento
■ Selfie (foto de rosto) com o mesmo documento de identificação aparecendo na foto
■ Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água, telefone, gás, fatura de internet e/ou TV, fatura de cartão de crédito, entre outros emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade
■ Caso não tenha comprovante de residência, o cidadão deverá apresentar uma declaração do município atestando que o trabalhador é residente na área afetada
■ O trabalhador que não possuir comprovante de residência também poderá apresentar declaração própria, contendo nome completo, CPF, data de nascimento, endereço residencial completo, incluindo CEP. As informações serão verificadas pela Caixa, nos cadastros oficiais do Governo Federal
■ Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a)

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