Estudantes da Etec Taboão vencem olimpíada nacional com ‘app’ que cria ‘looks’ e faz ‘moda circular’

Deryck de Lucca, Felipe Inamine, Isabella Nogueira e Luana Lima criaram o aplicativo 'Doarmário', que sugere combinações de roupa e incentiva doar peças subutilizadas

Especial para o VERBO ONLINE

Entre a orientadora Nathane e o diretor Vinícius, os alunos da Etec Taboão Isabella, Felipe, Deryck e Luana com medalha de 1º lugar na Olimpíada Nacional de Aplicativos | Divulgação

O grupo de quatro estudantes da Etec (Escola Técnica Estadual) de Taboão da Serra selecionado à final da oitava edição da Olimpíada Nacional de Aplicativos venceu a competição – na categoria “Escola Pública”. A premiação ocorreu nesta sexta-feira (25) em Gramado, no Rio Grande do Sul. Deryck de Lucca, Felipe Sanches Inamine, Isabella Mamede Nogueira e Luana de Jesus Lima ficaram em primeiro lugar com um “app” desenvolvido que promove a “moda sustentável”.

Os alunos concorreram com o aplicativo batizado de “Doarmário”, no espírito da ideia. Eles criaram uma ferramenta que lista as roupas que o usuário tem no guarda-roupa e sugere composições, indicando o número de vezes que cada peça é utilizada. A pessoa sabe que itens estão sem uso e pode fazer uma doação para brechós ou instituições assistenciais, também listados no “app”. O grupo buscou dar uma “força” na hora de se vestir e reduzir a poluição da indústria “fashion”.

“O ‘Doarmário’ é um aplicativo de guarda-roupa virtual em que você pode catalogar absolutamente todas as roupas que quiser, tirando foto delas. […] O próprio aplicativo cria ‘looks’ incríveis para você com roupas do seu armário que você nem sequer lembrava que existia”, explica Luana em vídeo de apresentação do “app”. “Ele também analisa quantas vezes você utilizou as peças e sugere que doe aquelas que não utilizou dentro dos últimos três meses”, diz Deryck.

Na cena com os colegas, Isabella, “ajudada” com o “app”, curte a iniciativa, para além do se vestir. “E essa funcionalidade acaba sendo muito boa para reduzir o ‘fast fashion’ [produção rápida], né? Eu li uma matéria esses dias que falava que o consumo de roupas havia aumentado 60% desde os anos 2000. Isso combinado com o fato de que a indústria da moda é responsável por 10% das emissões globais de carbono, faz um grande estrago no meio ambiente”, comenta.

“Um dos objetivos principais desse aplicativo é promover uma certa conscientização sobre os nossos hábitos de consumo na moda, indo assim de [sic] encontro ao ODS 12, da ONU [12º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas]”, afirma Deryck. Eles concluíram o ensino médio integrado ao técnico em desenvolvimento de sistemas, em 2024, quando inscreveram o projeto na Olimpíada, com o tema “Produção e consumo sustentável”.

Os jovens foram à cerimônia com a professora Nathane Castro, orientadora do grupo, e o diretor da Etec Taboão, Vinicius Miekusz. Este é o segundo ano seguido em que a unidade fica em primeiro lugar. “Essa vitória traduz o empenho de nossos alunos, professores, equipe pedagógica e administrativa, que fazem da nossa escola um espaço de possibilidades e protagonismo dos estudantes. A conquista nesta olimpíada é a prova de que estamos no caminho certo”, diz Miekusz.

VEJA VÍDEO EM QUE ESTUDANTES DA ETEC TABOÃO DEMONSTRAM FUNCIONAMENTO DO APLICATIVO

Vídeo – Estudantes da Etec Taboão

comentários

>