Um grupo de estudantes da Etec (Escola Técnica Estadual) de Taboão da Serra está na final da Olimpíada Nacional de Aplicativos, que reúne escolas públicas e privadas de todo o país. A competição, na oitava edição, tem o tema “Produção e consumo sustentável”, alinhado ao 12º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, da ONU. Os alunos Deryck de Lucca, Felipe Sanches Inamine, Isabella Mamede Nogueira e Luana de Jesus Lima disputam com o aplicativo “Doarmário”.
Ao catalogar as roupas do usuário no armário, o “app” sugere composições e indica o número de vezes que cada peça é utilizada. Assim, é possível saber o que está sem uso e, portanto, pode ser doado para brechós ou instituições assistenciais. “O aplicativo tem o intuito de sanar um problema, que é a poluição causada pela indústria ‘fashion’, e incentivar a moda circular”, explica a orientadora Nathane Castro, professora do curso de desenvolvimento de sistemas.
De acordo com a orientadora, os quatro estudantes já estavam pensando no assunto quando foi divulgado o tema. “Quando os alunos apresentaram o vídeo de apresentação do aplicativo com as funcionalidades prontas, tive certeza de que poderíamos ficar entre os finalistas”, diz Nathane, ao lembrar que a unidade participa ativamente de várias olimpíadas. Pelo segundo ano seguido, um grupo de estudantes da Etec Taboão chega à final da competição.
“Ao observar a oportunidade da participação em eventos externos, como olimpíadas, estabelecemos uma meta em nosso planejamento estratégico, o que norteou projetos de participação em diversos eventos”, diz o diretor da Etec Taboão, Vinicius Miekusz. Os estudantes, com o diretor e a orientadora, estarão nesta sexta-feira (25) em Gramado (RS) no anúncio dos vencedores. Eles concluíram em 2024 o ensino médio integrado ao técnico. Três já cursam alguma faculdade.