Daqui a três semanas, no dia 14 de maio, a Prefeitura de Taboão da Serra vai realizar uma audiência pública para discutir a gestão e os cruzamentos na antiga rodovia Régis Bittencourt, atual avenida Aprígio Bezerra da Silva. A reunião será na Câmara de Vereadores, às 19h. O prefeito Engenheiro Daniel (União) quer ouvir a população sobre as intervenções nos 6 quilômetros e meio da ex-BR-116 enquanto busca devolver a administração do trecho ao governo federal.
A Régis em Taboão foi municipalizada em fevereiro de 2024 pela gestão passada. O então prefeito Aprígio (Podemos) implantou um cruzamento com semáforo a cada um quilômetro, o que diminuiu a fluidez da via e gerou lentidão em locais antes sem morosidade, e não previu dinheiro no orçamento para manutenção da avenida, além de “dispensar” a concessionária de executar obras para resolver problemas crônicos do trecho, como pontos saturados e enchentes.
Daniel justifica que a prefeitura tem custo de mais de R$ 1 milhão por mês para manutenção da via e não tem dinheiro para a despesa, para pleitear que a União reassuma o trecho. Porém, com a audiência, ele considera que a devolução da gestão será difícil ou não ocorrerá a curto prazo, e não vai ficar esperando para garantir a mobilidade na via. No início do mês, ele falou em “reduzir o excesso de travessias”, mas prometeu não fazer nada antes de consultar os munícipes.
Daniel informou sobre audiência pelas redes sociais e convidou os munícipes a participar, no próximo dia 14, na Câmara. “Nosso objetivo […] é fazer uma audiência pública para que possamos realmente definir o que será feito caso a [antiga] Régis permaneça municipal. Portanto, eu faço este vídeo para convocar você […] para que possamos apresentar um novo projeto da Régis Bittencourt e dar mais mobilidade e agilidade para o trânsito da nossa cidade”, afirmou.
Ele fez o anúncio ao lado do secretário Marcos Paulo (Transporte e Mobilidade Urbana), que também convidou os moradores. “Chegou o dia tão esperado, saímos daqui com uma data, [em] uma reunião muito produtiva. […] Enquanto estamos [tratando] sobre o estudo da devolução ou não, vamos debater com a cidade. Caso a [ex] rodovia permaneça conosco, vamos ouvir a população. Vá até a audiência pública, é importante sabermos a sua opinião”, disse o secretário.
VEJA O PREFEITO ENGENHEIRO DANIEL ANUNCIAR AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE ANTIGA BR-116 EM TABOÃO
Vídeo: Redes sociais/Reprodução