6ª Conferência das Cidades, para ‘corrigir problemas urbanos’, acontece domingo (27) em Taboão

Participação é aberta a todas as pessos que amam Taboão e querem fazer parte da construção de uma cidade inovadora e que respeite quem vive nela, diz secretário

Especial para o VERBO ONLINE

Vista do Jd. Saint Moritz, periferia de Taboão; 6ª Conferência das Cidades acontece neste domingo em Taboão, na prefeitura, às 8h, para participação da população | AO/Verbo

Neste domingo (27), Taboão da Serra terá a 6ª Conferência das Cidades, na prefeitura, das 8h às 18h, com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”. O governo municipal, por meio da Secretaria de Habitação, convida a população para participar ativamente da discussão para formulação de políticas públicas de crescimento planejado para o futuro do município.

Durante a etapa preparatória, os municípios deverão reunir membros da sociedade – integrantes de movimentos sociais, associações, entidades e organizações sem fins lucrativos e demais grupos da coletividade – e do poder público para discutir e elaborar propostas para enfrentar os problemas centrais que atingem a cidade. As sugestões serão aprimoradas e consolidadas na etapa estadual, até a conferência nacional, que acontece neste ano em Brasília (DF).

Com base nas diretrizes estabelecidas, um conjunto de ações deverá ser colocado em prática no campo do desenvolvimento urbano, com planejamento, gestão, capacitação, em vista dos direitos sociais como infraestrutura, saneamento básico, moradia, transporte, áreas verdes e espaços de lazer, serviços em geral, para atender as necessidades e promover o bem-estar da população, com olhar para preservação ambiental, mudanças climáticas, inovação tecnológica.

A Política Nacional de Desenvolvimento Urbano deve ser implantada por todos os entes da federação, na perspectiva de criação de um Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano que integre e articule as ações no âmbito dos municípios, Estados e União. O secretário de Habitação de Taboão, Marcio Ferreira, avalia que a conferência é um momento importante para corrigir problemas e definir o rumo que a cidade deve seguir nos próximos anos, com a participação popular.

“É importante para ouvirmos as demandas de cada bairro, entender o que a população precisa em todas as áreas. Teremos a oportunidade de desenhar propostas que serão apoiadas pelo governo federal, por meio de políticas públicas para o desenvolvimento da nossa cidade. O convite é aberto a todas as pessoas que amam Taboão da Serra e querem participar da construção de uma cidade inovadora e que respeite quem vive nela”, diz Marcio, que presidirá os trabalhos.

SERVIÇO
6ª Conferência das Cidades em Taboão da Serra
Neste domingo (27), das 8h às 18h, na prefeitura (rua Pedro Mari, 80, Parque Assunção/Centro)
Participação aberta à população
Informações: (11) 4788-5332

comentários

>