A Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Cultura, realiza nesta sexta-feira (18) a 66ª Paixão de Cristo. A encenação, que conta a vida pública, morte e ressurreição de Jesus, acontece a partir das 19h no estacionamento do Parque das Hortênsias, na região central. O espetáculo, realizado em parceria com o Santuário Santa Terezinha, é tradição entre os taboanenses, inclusive teve a primeira apresentação antes de Taboão ser município. A entrada é livre.
O ator Rager Luan, do grupo teatral Clariô, será Jesus. Ele participa da encenação há 15 anos. Agora, aos 33 anos – considerada a idade de Cristo quando morto e ressuscitado -, viverá momento que julga especial. “Paixão representa para mim não só contar a história de Jesus Cristo, mas a amizade que a gente faz, laços que são traçados através de grupos de teatro, de famílias que se formam. Muito lindo estar na Paixão e ver tantas histórias acontecerem”, postou ele.
“Quero representar este papel para honrar as histórias de tantos Cristos que participaram aqui, em especial Mário Pazini, que foi o diretor do meu grupo de teatro Clariô e representou Jesus por tanto tempo”, ressaltou Rager. Pazini foi um dos expoentes do teatro em Taboão da Serra, bastante premiado, inclusive pelo trabalho de inclusão cultural – ele morreu em 2014. Protagonista da Paixão da cidade neste ano, Rager é irmão da vereadora Najara Costa (PCdoB).
Os ensaios foram intensivos, de segunda a sexta. “Só aos domingos eram muito corridos, cansativos e não contemplavam a preparação necessária para o tamanho do espetáculo”, disse o diretor Valter Costa. Neste ano, o texto será mais atual, acessível e humanizado, para relação mais próxima com o público. “A Paixão de Cristo é diferente, quando se lida com a fé das pessoas é necessário que se tenha uma sensibilidade maior com o que colocamos no palco.”
Mesmo com a novidade, a Secretaria de Cultura garante que o espetáculo deve agradar também os tradicionais, que fazem questão de encenações, diálogos e elementos clássicos. “Este ano buscamos dar foco ao texto e aos atores, sem grandes artifícios que roubam ‘a cena’ do que o espetáculo representa. Será o teatro pelo teatro”, disse o secretário maestro Edison. Outros personagens: Thânia Rocha viverá Maria; Edilson de Deus, Judas Iscariotes; Joselito Gaza, Herodes.
SERVIÇO
66ª Paixão de Cristo de Taboão da Serra
Nesta sexta-feira (18), às 19h
No estacionamento do Parque das Hortênsias (praça Miguel Ortega, 500, Parque Assunção/Centro – Taboão da Serra, SP)
Entrada gratuita