O prefeito Engenheiro Daniel (União) iniciou nesta sexta-feira (11) a entrega do uniforme escolar aos alunos da rede de ensino de Taboão da Serra. Conforme o VERBO informou com exclusividade, ele esteve nas escolas municipais Darcy Ribeiro e Armando de Andrade. Os cerca de 25 mil estudantes matriculados estão recebendo oito peças de roupa (três camisetas de manga curta, uma de manga longa, uma calça, duas bermudas e uma jaqueta) e um par de tênis e meias.
A entrega do uniforme escolar, que deveria ter sido feita no início do ano letivo (5 de fevereiro), ocorre com atraso porque o governo passado, de Aprígio (Podemos), demorou a realizar a licitação e não finalizou a compra. Coube à atual gestão reabrir o processo em janeiro para confecção das peças. Engenheiro Daniel fez questão de ir às duas escolas fazer a entrega para esclarecer a situação aos pais dos alunos e disse que também não ficou satisfeito com o atraso.
“Fiz questão de estar aqui com vocês, em abril, entregando o uniforme, mas não é o que gostaríamos de fazer. O correto em entregar o uniforme e o material escolar é no início das aulas. É quando a criança precisa, os pais se programam, 90% dos pais hoje não têm condições de comprar roupa adequada para o filho ir à escola e muitas vezes ficam com vergonha. Para nós não é orgulho entregar o uniforme no quarto mês de gestão”, disse Daniel, na Emeb Darcy, no São Judas.
Ele apontou então atraso no processo de compra, a cargo da gestão passada, em crítica ao prefeito anterior. “Para entregrar o uniforme e o material na data correta, que é no início do ano, os profissionais que trabalham na prefeitura têm que prever isso no mínimo seis meses antes. Ou seja, se, em 2026, eu quiser entregar na data correta, eu preciso em junho deste ano começar a comprar. Porque uma licitação, pela lei, demora no mínimo 90 dias”, falou ainda aos pais.
Daniel argumentou que ainda conseguiu entregar o uniforme neste mês, que a demora poderia ser maior. “No comecinho de janeiro já conseguimos soltar a licitação e a empresa que ganhou tem uma estrutura, tem uma condição grande e em menos de 15 dias já conseguiu preparar o uniforme para as escolas. Imagine uma empresa ganhar uma licitação e ter apenas 15 dias para entregar 30 mil uniformes. Não é fácil. Peço a compreensão de vocês”, disse.
Daniel disse que nos demais anos como prefeito, com o secretário que nomeou e a nova equipe da Educação à frente do processo, a entrega de uniforme e de material não terão atraso. “Hoje eu estou aqui para assumir o compromisso com vocês. Nos próximos três anos de governo nosso, podem ter certeza, no primeiro dia de aula de seu filho, ele vai ter uniforme novo e também material novo para vir para escola”, afirmou. Apesar do atraso, ele foi bem recebido pelos pais.
Na escola Armando, no Parque São Joaquim, ainda na região do Pirajuçara, Daniel também explicou aos pais que a compra foi viabilizada ao assumir a prefeitura após o governo anterior fazer uma licitação com morosidade e mal feita. “Quando demora quatro meses para entregar gera uma revolta. Mas demos agilidade no processo e hoje estamos entregando o uniforme”, disse. Ele reafirmou que vai entregar o uniforme e o material no início das aulas a partir de 2026.
O secretário Luciano Corrêa (Educação) disse que a entrega dos uniformes “é uma demanda grande” que começa a ser atendida. “A educação com qualidade é uma prioridade para nós, e estarmos aqui hoje é resultado de escutar os pedidos das escolas e da população”, disse. Já o material escolar ainda não foi entregue. A licitação feita pelo governo Aprígio foi suspensa por irregularidades. A atual gestão teve de realizar novo processo de compra e prevê entregar em junho.