A Câmara de Taboão da Serra aprovou na sessão na terça-feira (8) um requerimento (nº 032/2025) que pede à Viação Pirajuçara e a órgãos do governo do Estado a permanência das linhas de ônibus intermunicipais (metropolitanas) 191 e 845, que ligam o Condomínio João Cândido, no Jardim Salete, respectivamente, às estações do metrô Vila Sônia (zona oeste de SP) e Campo Limpo (zona sul). A propositura foi apresentada pelo vereador Ronaldo Onishi (União).
O vereador fez a solicitação pela manutenção das linhas diante de rumores de que os itinerários poderão ser alterados. Ele disse que participou de uma reunião no condomínio popular em que um dos assuntos discutidos foi a “alteração das linhas”. Onishi avalia que a mudança de trajeto para outras vias da região comprometeria a mobilidade dos moradores e colocaria em risco a segurança dos usuários, principalmente das mulheres, em relação à violência.
“A medida visa proteger o direito de ir e vir da população e garantir um transporte eficiente, diante do aumento da demanda na região”, afirmou Onishi. Ele contestou a possível alegação de que a mudança se justificaria por falta de estrutura aos funcionários da empresa no ponto inicial. “Se está faltando banheiro e local para fiscalização, que haja providência das estruturas para que os profissionais possam trabalhar. O que não vamos admitir quieto é a saída das linhas”, falou.
Onishi também apresentou a solicitação ao considerar o crescimento populacional e o surgimento de novos empreendimentos de moradia no local, como os prédios do Conjunto Chico Mendes e as futuras unidades da Cooperativa Habitacional Vida Nova, que ampliarão o número de moradores. Aprovado, o requerimento será enviado à Viação Pirajuçara, à Artesp (agência reguladora de transportes estadual) e à Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos.