O 10º Encontro de Autismo de Taboão da Serra acontece neste sábado (5), a partir das 8h, no Cemur. O evento é promovido pelo vereador Ronaldo Onishi (União), que lançou a ação para dar visibilidade à causa e possibilitar a implantação de políticas públicas para os autistas. Em feito significativo – dez edições -, a iniciativa nasceu da lei municipal da Semana do Autismo (2013), de autoria de Onishi, e busca ainda, nas palavras do vereador, “conscientizar para incluir”.
O já tradicional encontro também cresceu, uma vez que antes acontecia na Câmara dos Vereadores e desde 2018 (quarta edição) ocorre no principal espaço de eventos de Taboão. Neste ano, terá a palestra de Bruna Ituassu, médica e mãe de autista (atípica), especialista em autismo e neurodesenvolvimento infantil. Ela, que também é CEO da ExpoTEA (feira do autismo), vai compartilhar com o público a ampla experiência adquirida no atendimento de autistas.
Um dos pontos altos nesta edição será a participação da adestradora Luciane Bordin, fundadora do Dogtores da Alegria. Ela é especialista em cães de assistência para autistas – o animal ajuda as crianças a desenvolverem coordenação motora, interação e confiança. Luciane será acompanhada pela ex-aluna Camila Bakari, tutora do cão Autie. A jovem é autista de nível 1 de suporte e atua como treinadora. Elas trarão ao evento a inspiradora atuação dos cães de assistência.
O musicoterapeuta Pedro Batista vai encerrar a programação do 10º Encontro com uma apresentação que promete ensinar como a música pode ser aliada nas terapias com os autistas. “Iremos desconstruir alguns paradigmas sobre a influência do autista em seu ambiente sonoro. E também sobre o comportamento humano, trazendo o humanismo e realismo à frente das características do diagnóstico, considerando também a personalidade do indivíduo”, diz.
“Chegamos ao nosso 10º Encontro do Autismo com vasta experiência acumulada, conquistas e muitos, muitos desafios. Esse evento representa a concretização de uma luta que abracei desde o início do meu mandato. Queremos promover conscientização, dar visibilidade e lutar pela inclusão das famílias e das pessoas com autismo”, diz Onishi, que há anos luta pela implantação do Centro de Referência do Autismo e acompanha de perto as ações sobre a causa na cidade.
Ele tem a ação movido por uma menina de então 5 anos e que hoje tem 18. “A Gigi me abriu as portas desse universo. Tenho a felicidade de estar na vida dela e de poder acompanhar o seu desenvolvimento. Hoje ela faz curso na nossa Escola Pet e é motivo de muito orgulho. Ela foi uma inspiração e continua me inspirando até hoje. Por causa da Gigi, e de tantos outros autistas que conheci ao longo do caminho, tenho convicção de que o autismo não impede sonhos”, ressalta.
SERVIÇO
10º Encontro de Autismo de Taboão da Serra
Neste sábado (5), a partir das 8h, no Cemur (praça Nicola Vivilechio, 334, Jardim Bomtempo/Centro)
Levar 1 quilo de alimento não perecível
Inscrição – acesse o link https://bit.ly/3XKEwe4