A Prefeitura de Itapecerica da Serra anunciou na última quinta-feira (27) uma iniciativa para reforçar a segurança da cidade, na periferia. O prefeito Ramon Corsini (União) se reuniu com representantes de uma empreiteira (Construtora Batista Leal) para formalizar um termo de compromisso que, segundo a administração municipal, vai viabilizar a construção da Inspetoria da Guarda Civil Municipal no bairro Jardim Santa Júlia, em descentralização do combate ao crime.
O futuro equipamento de segurança atenderá os moradores do distrito do Jacira, Santa Júlia e região. A inspetoria contará com estrutura para o trabalho da Guarda Municipal em regime de plantão 24 horas, além de um espaço de apoio à Polícia Militar, com estacionamento para viaturas. O governo municipal não detalhou o projeto e disse que “nos próximos dias” divulgará mais informações sobre o início das obras da nova unidade de atuação da GCM.
Uma possibilidade de parceria é uma empresa assumir a construção de um bem público em contrapartida a uma obrigação legal com a municipalidade. Ramon destacou a importância da iniciativa. “Estamos assinando o termo de compromisso que permitirá a construção deste espaço essencial para a segurança da população. A presença permanente da Guarda Municipal e o suporte à Polícia Militar trarão mais tranquilidade aos moradores da região”, disse.
O vereador Soares (União), na reunião, avaliou que a parceria “tornará realidade um sonho antigo da nossa comunidade”. Pela construtora, estiveram presentes Bruno Batista Leal, CEO da empresa, Eduardo Victorino, gestor de negócios, e o arquiteto Sérgio Gazal. O vice-prefeito Allan Dias (Novo) e os secretários Guilherme Palmezano (Meio Ambiente) e Rogério Silva (Desenvolvimento Urbano) presenciaram a tratativa. O secretário Zecas Oliveira (Segurança) não esteve presente.