O vereador de Taboão da Serra Sandro Ayres (Republicanos) fez nesta terça-feira (25) na sessão da Câmara Municipal uma dura crítica ao governador de São Paulo por conta da Sabesp. Ele reclamou da falta de água ou da má qualidade da água fornecida pela Sabesp (“com mau cheiro”, “podre”, “fedida”) em vários bairros da cidade e criticou a recusa de diretores da empresa em comparecer a audiência pública do Legislativo, quando mirou Tarcísio de Freitas, do seu partido.
Presidente da Comissão de Obras, Serviços e Atividades Privadas da Câmara, Sandro cobrou explicações da superintendência da Sabesp na região quanto aos trabalhos de manutenção e principalmente ao abastecimento pela empresa. “Sobre a água fedida, a conta de água, que é cara – a população paga -, e os danos que causa na cidade, quebrando o asfalto”, disse, em tribuna. Ele também apontou que “a população está sofrendo com a falta de água em vários bairros”.
Depois, Sandro comunicou que a Sabesp tinha acabado de enviar um e-mail com aviso de que não ia participar da audiência. Segundo ele, os superintendentes alegaram que, como a empresa foi privatizada, a direção regional tem que primeiro “se apresentar” aos prefeitos locais antes de comparecer a reuniões públicas. “Quando não vem em uma audiência pública, o que a Sabesp tem a esconder? O que a população sabe: o mau cheiro na água, uma água podre”, reagiu.
Por conta do serviço deficiente e do que classificou de “desrespeito” da Sabesp com o município, o vereador reprovou a privatização da empresa, que chamou também de “terceirização”. “A gente foi contra aqui, em audiência pública com Sabesp a gente se colocou contra, porque sabia que ia chegar nesse ponto”, disse. Ele até lembrou um precedente negativo. “É a mesma coisa a Enel [concessionária de energia]. A Enel não atende o município porque terceirizou”, citou.
Sandro apontou o responsável pela privatização da empresa. “Tarcísio de Freitas, que é do meu partido, Republicanos, terceirizou a Sabesp”, disse. Ao falar não “passar a mão na cabeça de ninguém”, ele criticou o governador. “Vamos até a Casa Civil para ver se a gente consegue [uma resposta], através do governador, que fez a cagada de fazer a terceirização da Sabesp. Agora, a gente sofre as consequências”, disse. Procurado por meio da assessoria, Tarcísio não respondeu.
CANCELADA
Na manhã desta quarta-feira (26), Sandro confirmou o cancelamento da audiência, que ia ocorrer nesta quinta (27). “A Sabesp informou que não virá à audiência pública e por isso ela está cancelada”, disse. A Câmara ressaltou que a audiência era para a Sabesp explicar sobre “a constante falta de água em diversos bairros e a péssima qualidade da água fornecida aos consumidores de Taboão”. Ao fim da sessão, Sandro deu uma entrevista sobre a situação. Veja na TV Verbo Online.
VEJA TRECHO DO DISCURSO EM QUE O VEREADOR SANDRO AYRES DIZ QUE TARCÍSIO DE FREITAS FEZ ‘CAGADA’ EM PRIVATIZAR SABESP
VEJA ENTREVISTA DO VEREADOR SANDRO AYRES SOBRE FORNECIMENTO DE ÁGUA EM TABOÃO DA SERRA
Tarcisio só sabe fazer isso privatizar governo de direita só quer lascar pobre