O prefeito Engenheiro Daniel (União) disse nesta terça-feira (25) que as obras do metrô Taboão da Serra (linha 4) vão começar na semana que vem, no dia 3 de abril, com a demolição do prédio onde será a estação. Ele indicou que o início terá um ato ao citar que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) estará na cidade. Daniel fez a declaração durante entrevista à Rádio Bandeirantes, em que disse que a previsão de inauguração da estação está mantida para 2028.
Questionado sobre mobilidade urbana, o prefeito disse que o metrô será uma obra importante para a área e que está em diálogo com o governo do Estado. “Inclusive, agora no dia 3 de abril devemos receber a visita do governador na cidade. A gente vai iniciar a demolição de um prédio onde será instalada a futura estação de metrô”, disse Daniel. Ele se referiu à antiga concessionária de veículos Sorana Sul, próxima à praça central de Taboão e ao lado da nova prefeitura.
Daniel, que é aliado de Tarcísio, assegurou que o governo municipal vai colaborar para que o metrô chegue a Taboão conforme o prazo estipulado, daqui a três anos. Mas ele disse não acreditar que o início da operação ocorra em 2028 e previu demora de pelo menos mais dois anos, inclusive por questão “política” ou até não. “Em conversa com o governador, com a equipe responsável, o compromisso deles é entregar o metrô em funcionamento na cidade até 2028”, contou.
“Eu, como prefeito, fico muito feliz e estou muito ansioso para que isso aconteça. Mas, como engenheiro, eu acredito que é muito difícil. Depende de uma série de fatores. Até político. Hoje, é a vontade do Tarcísio. Em 2026, não sabemos se ele será candidato à reeleição. Existe a possibilidade de ele vir candidato a presidente. A gente não sabe, se ele sai a presidente, quem vem no lugar se vai manter os mesmos projetos, se vai dar continuidade”, analisou Daniel.
“E mesmo que dê continuidade ao projeto, na minha opinião o metrô deve chegar por volta de 2030, 2031 na cidade de Taboão da Serra. A promessa é em 2028. O que a Prefeitura de Taboão da Serra puder fazer para que isso se torne realidade em 2028 nós faremos e estamos à disposição do Governo do Estado”, concluiu Daniel. Taboão está hoje longe do metrô 3 quilômetros e 300 metros, distância da estação Vila Sônia (zona oeste de SP), a mais próxima da cidade.