O governo federal entregou na última sexta-feira (14) em solenidade em Sorocaba (interior de São Paulo) 789 novas ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), de assistência de urgência e emergência. Com investimento total de R$ 243,5 milhões, os veículos vão atender 559 municípios de 21 Estados. Quatro das seis cidades da região (eixo da BR-116) foram contempladas, com nove ambulâncias. Taboão da Serra foi a que recebeu mais veículos.
Das ambulâncias entregues, 703 são para renovação da frota de 501 municípios em 13 Estados. Outras 86 unidades de suporte avançado (USA) são para expansão do Samu em 72 cidades de 17 Estados. A meta é que, neste ano, só estejam em operação veículos com até 5 anos de uso. As novas unidades terão capacidade de atender 20,4 milhões de pessoas, das quais 1,7 mihão estava sem o serviço. Com a entrega, a cobertura populacional do Samu subiu para 89,4%.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que entregou os veículos, disse ter orgulho de ter criado o Samu, no primeiro mandato, em 2003, e ajudado a salvar vidas. “O Estado brasileiro não tinha ambulância antes de eu chegar à presidência da República. Se alguém ficasse doente, ou o Estado ou a cidade tinha uma ambulância ou muitas vezes era um vereador que tinha mais dinheiro, que tinha um carro na cidade, para levar a pessoa de um hospital para outro”, disse.
Os municípios de São Paulo – 118 – receberam 199 ambulâncias do Samu. Na região, Embu das Artes, Embu-Guaçu e Juquitiba ganharam duas, cada, e Taboão, três. O prefeito Engenheiro Daniel (União) foi a Sorocaba no dia da entrega e anunciou, com entusiasmo, a chegada dos veículos de atendimento de urgência e emergência para Taboão. “[Conseguimos] para Taboão da Serra três novas ambulâncias que vão compor a partir de segunda-feira a nossa equipe do Samu”, disse.
ANIVERSÁRIO
Implantado em 2007 (governo Evilásio Farias), no dia 19 de fevereiro, o Samu completou 18 anos de atividade em Taboão. O serviço tem oito ambulâncias (suportes básico e avançado) e quatro motolâncias. A equipe é composta por 138 profissionais (motoristas, médicos, auxiliares e técnicos de enfermagem), 34 por plantão em média, que fazem quase 60 atendimentos em 24h de operação. O Samu realizou em janeiro e fevereiro, segundo a prefeitura, 3.461 atendimentos.