Daniel anuncia transformar praça central de Taboão da Serra em ‘point’ de lazer e entretenimento

Ele comunicou retomada da reforma interrompida pelo governo passado, mas com novo projeto, para eventos todo fim de semana, como na época do 'Natal Iluminado'

Especial para o VERBO ONLINE

Novo projeto de reforma da praça Nicola Vivilechio; prefeito Daniel no espaço ao anunciar revitalização com playground, academia de ginástica e telão para eventos | Reprodução

O prefeito Engenheiro Daniel (União) anunciou nesta terça-feira (18) a retomada da reforma da praça central de Taboão da Serra, a Nicola Vivilechio, que foi interrompida pelo governo passado, de Aprígio (Podemos). A atual gestão vai revitalizar o espaço, porém, com novo projeto. A praça não terá apenas troca de piso, pintura e recuperação de equipamentos, mas será transformada em um local de lazer e entretenimento para as famílias, não apenas um ponto de encontro.

Acompanhado do secretário de Obras, Edson Galina, e do engenheiro responsável pela revitalização, Daniel comunicou, via rede social, o que chamou de “boa notícia”. “Muito em breve, será uma praça com playground para as crianças, equipamentos de ginástica e, o mais importante, uma área voltada para grandes eventos culturais e gastronômicos na nossa cidade. E, se Deus quiser, no fim de ano voltaremos com o ‘Natal Iluminado’ [decoração natalina]”, disse.

Daniel disse ainda que pôde retomar os trabalhos após resolver os “problemas financeiros e jurídicos” da obra. A revitalização da praça foi iniciada em maio do ano passado. Ao custo de R$ 1,650 milhão de recurso federal, Aprígio prometia terminar a reforma no início de dezembro, a tempo da montagem da tradicional decoração de Natal. Mas deciciu interromper após suspensão do repasse com a proibição do Supremo Tribunal Federal de liberar as chamadas “emendas pix”.

“A Caixa [Econômica] não faz o repasse. Com isso, não conseguimos pagar nenhuma medição [de reforma] e a empresa suspendeu a obra. Não tem solução”, disse o então secretário de Obras Ricardo Rezende ao “Taboão em Foco”. Segundo o VERBO apurou, o recurso da União segue travado. Mas Daniel decidiu não esperar e buscou uma alternativa. Ele vai empregar recurso municipal e depois comprovar a utilização e a execução da obra para obter o “reembolso” federal.

Na manhã desta quarta-feira (19), a caminho de Brasília em busca de mais recursos, Daniel falou com este portal sobre a obra e confirmou as mudanças. Ele disse que visa abrir espaço para a nova concepção da praça, para se tornar um local de eventos permanentes aos fins de semana como muitas cidades do interior. “A ideia é criar uma área livre para organizarmos feiras gastronômicas, culturais etc. Em uma parte da praça vai ter playground e academia ao ar livre”, disse.

“Traremos academias e profissionais de educação física para dar aula na praça. Vai ter uma área molhada para as crianças. São bicos no chão que vão soltar água apenas no verão. Colocaremos um telão fixo para fazer eventos como cinema ao ar livre”, continuou Daniel. O aparelho também passará jogos, como da Copa do Mundo. “E vamos refazer todo o paisagismo. Será mais moderno. Retiraremos algumas [árvores da espécie] fícus e colocaremos palmeira imperial”, disse.

Daniel disse que a fonte luminosa e a marquise serão retiradas. Ele reconheceu que a remoção da fonte está gerando questionamentos, mas disse que as mudanças trarão benefícios. “Toda ideia nova gera polêmica mesmo. Mas é preciso ter coragem de fazer. Depois que as pessoas entenderem que a praça vai movimentar a região – o que os comerciantes têm pedido -, com uma feira cultural, de artesanato, gastronômica, a cada fim de semana, vão dar valor”, declarou.

VEJA O CROQUI DO NOVO PROJETO DE REFORMA DA PRAÇA NICOLA VIVILECHIO, NO CENTRO DE TABOÃO

Imagem: Prefeitura de Taboão da Serra

comentários

  • >