Taboão inicia projeto ‘Autistas – Esporte sem Barreiras’ no sábado; secretaria capacita profissionais

Pasta vai ministrar as aulas e fazer novas inscrições de crianças e jovens de 3 a 21 anos a partir das 9h; 'Todos precisamos nos capacitar e trabalhar pela inclusão', diz secretário

Especial para o VERBO ONLINE

Secretário Luiz Lune e profissionais que atuarão no 'Autistas - Esporte sem Barreiras' têm capacitação; projeto tem início no sábado (22) no ginásio do CIE | Eduardo Medrado/PMTS

A Prefeitura de Taboão da Serra retoma no sábado (22) o projeto esportivo de inclusão e desenvolvimento para as crianças e jovens com diagnóstico do espectro autista, o “Autistas – Esporte sem Barreiras” (antigo “Autistas no Esporte”). A Secretaria de Esporte vai iniciar as aulas e fazer novas inscrições a partir das 9h. A iniciativa atende pessoas de 3 a 21 anos, sempre aos sábados, no ginásio do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), no Parque Monte Alegre.

O projeto é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Profissionais ministram atividades lúdicas que proporcionam interação social e benefícios para coordenação motora, em auxílio para conquista de habilidades importantes para o desenvolvimento. Para inscrever um jovem com TEA que deseja participar da iniciativa, os pais ou responsáveis podem levar os documentos pessoais do interessado e comprovante de residência, no próprio ginásio do CIE.

CAPACITAÇÃO
Para melhor atendimento aos participantes do projeto, a Secretaria de Esporte promoveu na quinta-feira (13) uma capacitação sobre o espectro. Dezenas de funcionários da prefeitura e convidados lotaram o auditório da Unifecaf. A professora da rede municipal Andréa Vaz deu a palestra “TEA: desafios e possibilidades” e conscientizou sobre o autismo, as necessidades e os direitos das pessoas autistas. Ela, mãe e tia atípica, de pessoas com TEA, falou sobre a própria experiência.

O secretário Luiz Lune (Esporte) avaliou que a formação para os profissionais foi valiosa. “Todos precisamos nos capacitar e trabalhar na inclusão das crianças e jovens autistas. Precisamos entender as dificuldades dos alunos com o transtorno, como comunicação, socialização e comportamentos repetitivos. O esporte tem que ser para todos. Com a palestra vamos aprender e assim contribuir também com a famílias e com um mundo melhor para eles”, disse.

Na gestão Aprígio (Podemos), famílias e até profissionais reclamavam da precariedade do projeto, com falta até materiais esportivos. Na campanha, o prefeito Engenheiro Daniel (União) disse que uma das bandeiras do governo seria o trabalho em favor dos autistas. Também participaram da capacitação o secretário de Assistência Social, Jefferson Alves, o secretário adjunto de Educação, Rafael Lopes, e os vereadores Ronaldo Onishi (União) e Anderson Nóbrega (PSD).

SERVIÇO
Projeto “Autistas – Esporte sem Barreiras”
Início no sábado (22), às 9h
Local: CIE Pietra Medeiros (rua Antônio Pestana, 434, Parque Monte Alegre – Informações: 4788-5888 | 4701-4556 – segunda a sexta, das 8h às 17h)

comentários

>