O prefeito Engenheiro Daniel (União) inaugurou nesta sexta-feira (14) o tomógrafo no Pronto-Socorro Antena, no Jardim Record, ato que considerou parte da guinada positiva que promete dar na saúde de Taboão da Serra. Com o aparelho, o PS vai fazer mil tomografias por mês em atendimento às demandas das unidades básicas de saúde, UPA Akira Tada, PS Infantil e do próprio Antena. Em exame de imagem, o tomógrafo detecta várias doenças graves, como AVC e tumores.
O aparelho de tomografia também faz diagnóstico sobre os ossos. Antes da inauguração, um exame mostrou a face com lesão severa, em detalhes, por meio de monitor na sala de operação. “É de uma jovem de 22 anos que teve fratura no nariz devido a uma agressão. É possível ver a extensão e até a profundidade. O exame é muito detalhado, não tem comparação”, disse um operador ao VERBO, ao fazer distinção do raio-X – a paciente levou uma facada no rosto.
O prefeito fez a inauguração como ato simbólico, já que o tomógrafo, por determinação dele, está em funcionamento desde segunda-feira (10). O secretário Ailton Bogalho (Saúde) comemorou a conquista. “No início da gestão já ganhar um tomógrafo é sensacional. Vai ajudar muito. Temos uma fila reprimida de exames. Vai desafogar a demanda das UBS, do município. E vamos ter o diagnóstico precoce. Pacientes chegam com AVC, já vamos atuar e salvar vidas”, disse.
Daniel avaliou que o tomógrafo é um grande avanço para a saúde da cidade e agradeceu ao diretor do Antena, Carlos Alberto Soares, por ajudar em agilizar a instalação. “Vamos entregar melhor atendimento aos usuários. Uma pessoa necessitada de tomografia tinha que aguardar uma ambulância, que muitas vezes demora, ser levada nem para o Hospital Pirajuçara [HGP], mas para mais longe, para fazer o exame, que às vezes nem sai no dia, para retornar à unidade”, disse.
“Hoje é diferente”, garantiu o prefeito, ao lembrar que o aparelho estará à disposição dos moradores atendidos também nas outras unidades de urgência e emergência de Taboão – UPA e PSI. “A tomografia está instalada no Antena, mas vai atender a cidade, não só os pacientes do Antena. Se tiver um paciente que for para o Akira Tada precisando de tomografia é para o Antena que vai vir. Vamos ganhar em agilidade e qualidade de atendimento”, afirmou.
Daniel destacou que a implantação do tomógrafo vai gerar outro benefício, a melhoria no serviço de ambulâncias. “Vamos resolver um problema crônico na nossa cidade, 40% da demanda do Samu hoje é voltada somente para tomografia [transportar para o exame em outros hospitais]”, disse. Apenas no Antena, eram 234 remoções por mês, em média. “Acontecia um acidente, demorava o atendimento do Samu. Vamos ganhar na mobilidade também”, completou o prefeito.
A vice-prefeita Érica Franquini (MDB), que é da área da saúde, disse ser um “sonho ter uma tomografia na cidade”. Em 2022, ela, então na Câmara, e também a vereadora Joice Silva (PSD) destinaram recurso para compra. “Eu e a Érica deixamos lá atrás uma emenda para que fosse comprado o tomógrafo, mas ainda não tinha sido possível essa realização. O prefeito Engenheiro Daniel hoje traz um contrato para atender mais de mil pessoas por mês com o tomógrafo”, celebrou.
O vereador Enfermeiro Rodney (Podemos), autor de indicação de compra de tomógrafo, reforçou a importância de a prefeitura dispor do aparelho. “A gente não vai ser mais refém do mau serviço que o Hospital Pirajuçara presta. Eles demoravam até três dias para liberar o laudo, e aqui, com a determinação do Daniel, vai ser de imediato, e vai salvar vidas diuturnamente”, falou. O vereador Dídio (PP) salientou que o governo Engenheiro Daniel e a Câmara estão “fazendo história”.
Daniel ressaltou ainda a conquista do tomógrafo com apenas 45 dias de governo. “Pegamos uma cidade entregue ao descaso pelo antigo governo. Tivemos muitas cobranças nas ruas na questão da saúde e estamos empenhados em fazer a melhor gestão de saúde já vista no município, com o apoio dos nossos profissionais de saúde e do Poder Legislativo fiscalizando e enviando as demandas para o governo”, disse. “A gente quer dar uma guinada na saúde da cidade”, resumiu.