Para prevenir que novas enchentes prejudiquem os moradores, a Prefeitura de Taboão da Serra retomou a operação de limpeza e desassoreamento dos córregos que cortam o município. Segundo o governo municipal, a Secretaria de Serviços Urbanos iniciou o trabalho na segunda-feira (10) pelo córrego Joaquim Cachoeira, na região do Pirajuçara, e seguiu para as proximidades do Jardim Santa Luzia, no centro da cidade, atingido pelo severo alagamento no último dia 2.
Em trabalho complexo, ainda nesta semana, a limpeza seguirá pelo Joaquim Cachoeira no Trianon (atrás da escola Machado de Assis), para o piscinão do CSU, no Parque Pinheiros, e pelo córrego Pirajuçara no Jardim Leme. A previsão é de iniciar os trabalhos também no trecho de divisa entre Taboão e o município de São Paulo, no Campo Limpo, próximo ao “piscinão da Sharp” (na área da antiga fábrica que dá nome ao reservatório), já na altura do centro de Taboão.
O secretário Johnatan Noventa (Serviços Urbanos) observou que a limpeza dos córregos deve ser permanente, já que o acúmulo de lixos e entulhos descartados nos canais prejudica a vazão das águas. “Esse é um problema constante na nossa cidade e, infelizmente, o último transbordamento ocorreu pela falta desta manutenção”, diz. “Além da prevenção de enchentes, esta ação também contribui para a saúde, na redução dos vetores de doença [mosquitos, ratos]”, reforça.
Johnatan ressaltou que a ação, no fim, promove a “qualidade de vida dos taboanenses, portanto, deve ser uma ação de todos”. “Nós realizamos as manutenções, mas a população pode colaborar, evitando os descartes nos córregos e na beira deles”, pede Johnatan. Ele orienta a acionar o “Cata-Bagulho” (tel.: 4788-4100) e utilizar um dos ecopontos da cidade, um na região do Parque Pinheiros (rua José Milani, 275) e outro no Jardim Trianon (estrada das Olarias, 980).
A população precisa se ter consciência e educação ,Não jigar lixo , móveis e entulhos nos rios ,Ja presenciei os moradores que moram ali atrás do Machado de Assis jogando sacolas de lixo logo após a prefeitura limpar ,São os mesmo que nas chuvas são prejudicados e reclamam, Se cada um fizer sua parte ficará muito melhor.