Escolas e creches de Taboão da Serra, Embu e Itapecerica voltam às aulas nesta quarta-feira dia 5

Prefeitura de Taboão não tem previsão para entrega de material após impugnação de licitação; Itapecerica diz entregar 'nos primeiros dias letivos'; Embu não informou

Especial para o VERBO ONLINE

Escola municipal de Taboão na região do Pirajuçara preparada para receber os alunos; ano letivo começa nesta 4ª-feira na cidade e também em Embu e Itapecerica | AO/Verbo

As unidades escolares da rede municipal de de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra iniciam as aulas nesta quarta-feira (5). Segundo as prefeituras, em Taboão 24 mil alunos começarão o ano letivo, em escolas e creches, e em Embu 30 mil estudantes dos ensinos infantil, fundamental e educação de jovens e adultos (EJA) voltarão às salas de aula. Em Itapecerica, segundo o Censo Escolar, cerca de 18 mil matriculados retomarão as atividades em classe.

Em Taboão, segundo o governo Engenheiro Daniel, a Secretaria de Educação se preparou para receber os alunos. Fez uma força tarefa com a Secretaria de Manutenção para corte de mato e outros serviços de zeladoria em todas as unidades. Na semana passada, o secretário Luciano Corrêa falou que muitas escolas precisavam de manutenção “urgente”. “Será uma gestão cheia de desafios, pois temos como objetivo a recuperação de nossas escolas”, disse.

O secretário disse que pretende iniciar a entrega do kit de uniforme já na segunda quinzena deste mês – o aluno receberá três camisetas de manga curta, uma de manga longa, duas bermudas, uma calça, uma jaqueta forrada e três pares de meias. A expectativa pelo cumprimento da promessa é grande, já que a distribuição foi feita com até seis meses de atraso nos últimos anos, no governo Aprígio (Podemos). No entanto, a licitação só foi lançada em 30 de dezembro.

Quanto ao kit de material, a licitação lançada no fim do ano passado foi suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, segundo a pasta. “O edital lançado pela gestão anterior tinha vícios, o que resultou na impugnação e suspensão pelo TCE. Estamos preparando um novo edital, que será publicado em breve, e esperamos ter celeridade na aquisição dos itens do material escolar e, assim, não prejudicar os alunos e famílias da nossa rede”, disse Luciano.

Em Itapecerica, a prefeitura diz que vai recepcionar os alunos com um ambiente “acolhedor e preparado para promover uma educação de qualidade” e afirma que “a entrega dos kits escolares será realizada nos primeiros dias letivos”. “Os kits contêm materiais essenciais para que os alunos possam participar plenamente das atividades pedagógicas ao longo do ano”, informa. Já a Prefeitura de Embu não informou sobre prazo para entrega dos kits de material e uniforme.

comentários

>