Taboão da Serra fica submersa após chuva intensa; Daniel decreta ‘estado de emergência’

No largo de Taboão, mais castigado, casas foram invadidas pela enchente e carros ficaram debaixo d'água; cidade registrou ainda mais de 20 pontos de deslizamento

Especial para o VERBO ONLINE

Taboão da Serra com Centro debaixo d'água após chuva na noite deste domingo; prefeito Engenheiro Daniel esteve no local e disse fazer a limpeza da cidade | Taboão em Foco

A chuva intensa que caiu na região na noite deste domingo (2) deixou Taboão da Serra debaixo d’água. A cidade registrou vários pontos de alagamento, em dezenas de bairros, como na estrada Kizaemon Takeuti no Pirajuçara, na região da avenida Cid Nelson Jordano, entre o Jardim Salete e a Vila Iasi, e na avenida Aprígio Bezerra da Silva (ex-BR-116) na altura da Vila Indiana. Mas a área mais caótica foi a do largo de Taboão, onde a água invadiu casas e deixou pessoas ilhadas.

O piscinão transbordou e deixou a entrada da cidade como um rio. Carros e ônibus ficaram retidos na enchente. O Corpo de Bombeiros teve de usar bote para resgatar pessoas. O ponto mais castigado foram as vias ao lado do córrego Poá, o primeiro a encher. As ruas Santa Luzia e José Soares de Azevedo ficaram totalmente alagadas. Um jet ski foi usado para acessar o local. A Getúlio Vargas também ficou submersa. Moradores viram a água – suja – entrar pela sala.

O prefeito Engenheiro Daniel (União) foi ao largo de Taboão auxiliar no atendimento aos atingidos e viu os estragos de perto. Em balanço inicial da situação, ele decretou “estado de emergência” na cidade. “Com apenas um mês de governo, a gente vem tentando fazer a limpeza da cidade, manter a cidade em dia, sabe que tem muito problema, está tentando solucionar, mas, infelizmente, aconteceu a enchente aqui. Centenas de moradores perderam muita coisa”, disse.

“A gente vai passar toda a madrugada com eles. A Defesa Civil está com toda a equipe aí, a [Secretaria de] Manutenção, também. A gente vai fazer a limpeza das ruas, recolher os móveis de dentro das casas. Vamos dar toda a assistência possível às famílias. A Assistência vai fazer o cadastro dos moradores para saber o que precisam”, falou Daniel, visivelmente aborrecido com o quadro. A cidade registrou ainda mais de 20 pontos de deslizamento, porém, sem vítimas fatais.

Daniel anunciou que o ginásio de esportes no Jardim Helena vai abrigar desalojados e receber doações de moradores e empresários que quiserem ajudar os afetados pela tempestade com roupas, móveis e eletrodomésticos. “A gente já decretou estado de emergência na cidade”, afirmou, ao dizer que a previsão do tempo para os próximos dias “preocupa”. A Defesa Civil do Estado emitiu alerta para continuidade de chuva intensa até quarta-feira (5).

VEJA MAIS REGISTROS DA ENCHENTE EM TABOÃO DA SERRA APÓS CHUVA INTENSA; PREVISÃO É DE MAIS TEMPORAIS ATÉ 4ª-FEIRA

Rua Santa Luzia, no largo de Taboão

Largo de Taboão e piscinão transbordado (1)

Largo de Taboão e piscinão transbordado (2)

Rua Getúlio Vargas, no largo de Taboão

Rua João Batista de Oliveira com Caetano Barrela

comentários

>