O prefeito Engenheiro Daniel (União) disse nesta segunda-feira (3) que vai atuar para que os moradores atingidos pela enchente no Centro de Taboão da Serra recuperem os bens que perderam, tenham novos móveis e eletrodomésticos. Ele anunciou que os contribuintes afetados na região terão isenção de IPTU neste ano. Depois do alagamento decorrente de chuva intensa neste domingo (2), as ruas do local amanheceram tomadas pela lama após a água baixar.
Na entrada de Taboão, divisa com São Paulo, as vias mais castigadas foram as ruas Getúlio Vargas e José Soares de Azevedo, ao lado do córrego Poá, que transbordou, como também o piscinão, vizinho. Moradores perderam tudo, como a diarista Creusa. “Estou aqui desde as 2 horas da manhã tentando tirar a água, o barro. A geladeira boiou. Vou jogar tudo [os alimentos fora]. Há anos aqui alaga, choveu, o rio transborda. Vou começar tudo de novo”, disse, em choro, à TV Globo.
O prefeito, de volta ao local durante a manhã após ter estado à noite e ajudado a socorrer as famílias, falou em “repor” as perdas dos moradores prejudicados. “Estou assumindo o compromisso aqui, o Fundo Social da cidade já está trabalhando para que a gente possa fazer a reposição dos móveis e eletrodomésticos para essas pessoas. Isso é um compromisso que estou assumindo com a população. Tudo que pudemos fazer para repor nós faremos”, disse Daniel ao SBT.
“Não é uma missão fácil. Nós utilizaremos recurso municipal e também estamos conversando com grandes empresas da região para que possam nos ajudar na captação de novos eletrodomésticos. Vamos trabalhar incansavelmente para que os moradores daqui voltem à sua vida normal”, reforçou Daniel. “A gente fai vazer a isenção do IPTU deles neste ano, eles não têm condição de pagar, justamente porque as prioridades deles serão outras”, completou.
SOLIDARIEDADE
A prefeitura iniciou uma campanha por ajuda às vítimas das enchentes e pede que moradores e outras pessoas interessadas doem roupas, alimentos não perecíveis, água mineral, itens de higiene, material de limpeza e ração para animais. As doações devem ser entregues no ginásio de esportes no Jardim Helena (rua José Francisco dos Santos, 120), ao lado da Câmara dos Vereadores. “O momento é de mobilização e solidariedade”, diz o governo municipal.
MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DE CAMPANHA DE DOAÇÕES PARA ATINGIDOS POR ENCHENTE EM TABOÃO

Divulgação
Tá certo Daniel faz que tem que fazer quando aprigio era prefeito ele não fez nenhum plano contra enchentes aí povo que sofre
É louvável o empenho da prefeitura em ajudar com moradores do centro do Taboão da Serra atingidos pela enchente do fim de semana, mas devemos lembrar que moradores de outros bairros tbm perderam tudo, outros não conseguem entrar em casa pq a entrada da casa está obstruída por desligamento de terra. A Defesa Civil esteve lá no domingo a noite, porém até ontem a noite (04/02/25) a Defesa civil não tinha voltado ao local (Jd. Marabá) para verificar a situação do morro que está prestes a deslizar e levar várias casas. Tragédia anunciada!