Neste sábado, 1º de fevereiro, a Secretaria de Saúde de Taboão da Serra inicia a campanha “Com a Dengue Não Se Brinca”, para combater o mosquito causador da doença, o Aedes aegypti. Em conjunto com a Secretaria de Manutenção, a ação vai começar nos bairros do Parque Pinheiros e Jardim Trianon. O balanço é que os casos confirmados mais que dobraram em duas semanas. A boa notícia é que o município não registra nenhuma morte por dengue.
Entre as ações que serão realizadas no Parque Pinheiros e Jardim Trianon estão roçagem, capinagem, “cata-bagulho”, distribuição de material de conscientização e orientação de como evitar que o mosquito da dengue se prolifere. “Vamos para as ruas de Taboão da Serra com nossas equipes e as secretarias municipais levando para a população informações que possam ajudar a evitar e combater o mosquito da dengue”, diz o secretário Ailton Bogalho (Saúde).
“São atitudes simples que podem salvar vidas e cada um precisa fazer o seu papel, tanto os órgãos públicos como os moradores”, ressalta Ailton. Ele pede a colaboração da população para “evitar acúmulo de água em recipientes e fazer o descarte correto de lixo e entulho, que ainda podem acabar virando ponto estratégico de roedores e escorpiões”, além de se tornar criadouro do Aedes. “[É] A forma mais prática de combater a dengue”, lembra o secretário.
Sobre a doença poder matar, Ailton alerta que “a dengue pode levar a complicações muito sérias e cabe a nós, governo, trabalhar para evitar que isso aconteça”. “E o lançamento da campanha é uma ferramenta importante para acabar com o mosquito da dengue. Mas, volto a afirmar, precisamos trabalhar juntos, cada um fazendo a sua parte. A população pode ter certeza que estamos empenhados em ajudar a eliminar todo e qualquer foco da dengue”, enfatiza ele.
Segundo a pasta, nos primeiros 15 dias de janeiro, Taboão teve 35 notificações de dengue, dos quais nove casos confirmados e nenhum óbito. Na segunda quinzena, registrou 115 notificações, sendo 21 casos confirmados (aumento de 133%), 71 descartados e nenhuma morte. “O trabalho é árduo e contínuo, precisamos estar atentos e nas ruas todos os dias, mapeando o município para evitar o acúmulo de águas em recipientes e o descarte de entulho”, reforça o secretário.
AÇÕES PARA COMBATER O MOSQUITO DA DENGUE, DOENÇA QUE PODE MATAR
– Verifique se a caixa d’água está devidamente tampada
– Deixe a lixeira tampada
– Coloque areia nos pratos de plantas
– Recolha e acondicione o lixo do quintal
– Limpe as calhas
– Cubra piscinas
– Tape os ralos e baixe as tampas dos vasos sanitários
– Limpe a bandeja externa da geladeira