Os prefeitos da região sudoeste da Grande São Paulo elegeram nesta quinta-feira (23) Felipe Amed, prefeito de São Lourenço da Serra, presidente do Conisud (consórcio das oito cidades locais). O VERBO antecipou a eleição de Felipe, em postagem nas redes sociais, cerca de meia hora antes da escolha. Ramon Corsini (União), prefeito de Itapecerica da Serra, foi eleito vice-presidente. O evento contou com a presença do secretário Gilberto Kassab (governo Tarcísio de Freitas).
A nova presidência estará à frente do Conisud em 2025 e 2026. Felipe foi reeleito prefeito de São Lourenço no ano passado, após assumir o cargo em 2021 em eleição suplementar. “É um momento de união dos prefeitos para mudar a nossa região. Se a gente se mantiver unido, pegar os deputados que são nossos parceiros, esse time vai fazer uma grande diferença”, disse. Os deputados Antônio Carlos Rodrigues (PL, federal) e Enio Tatto (PT, estadual) estiveram presentes.
A reunião aconteceu na Prefeitura de Itapecerica. O anfitrião Ramon, eleito no ano passado, listou algumas demandas, como a crônica falta de água, principalmente na cidade e municípios vizinhos. Ele ressaltou a necessidade de reforma e ampliação da UTI neonatal do Hospital Geral de Itapecerica (HGIS), apontou a importância da instalação de um porto seco na região e reivindicou uma ligação entre as rodovias Régis Bittencourt (BR-116) e Raposo Tavares.
Ramon salientou o deslocamento urbano, prejudicado pelo trânsito na Régis e pela falta de conexão com o anel viário em Itapecerica. “Os nossos munícipes saem para trabalhar em São Paulo e enfrentam um trânsito absurdo. Temos o projeto de uma alça de acesso ao Rodoanel, que pode melhorar e muito a mobilidade”, disse. Defendeu ainda a devolução da gestão do trecho da BR-116, em Taboão da Serra, ao governo federal, bandeira do prefeito Engenheiro Daniel.
Daniel destacou a força dos eleitos e a união dos prefeitos, sete no cargo pela primeira vez. “Essa votação unânime não foi apenas uma formalidade, mas reflete o reconhecimento do potencial e da capacidade dos eleitos. Fico muito feliz em saber que estamos, hoje, como oito prefeitos, sendo sete de primeira gestão, unidos com o único propósito de atender a população. Nossos interesses políticos jamais estarão acima das necessidades da região”, declarou.
Kassab desejou êxito à nova presidência do Conisud e observou que grandes desafios exigem soluções regionais. “Tenham a certeza que o governador Tarcísio de Freitas é um grande parceiro de cada um de vocês. Também me coloco à disposição. Para as coisas acontecerem numa região com tantas dificuldades, a parceria com o Governo do Estado é muito importante. Juntos vamos entender as soluções e caminhar com elas”, disse o secretário estadual de Governo.
Os prefeitos Hugo Prado (Republicanos – Embu das Artes), Welington Formiga (PDT – Cotia), Sargento Neres (MDB – Embu-Guaçu), Willians Soares (MDB – Juquitiba) e Piter Santos (Podemos – Vargem Grande Paulista) também compareceram. Os gestores ainda discutiram os projetos do Conisud em curso, como as usinas de resíduos sólidos e de entulhos. “Estão muito unidos e com vontade de realizar. Vai dar samba”, disse a secretária-executiva Brígida Sacramento ao VERBO.