O prefeito eleito Engenheiro Daniel (União) anunciou neste sábado (30) oficialmente, em entrevista à imprensa, parte dos secretários que o auxiliarão a governar Taboão da Serra, a partir de janeiro de 2025. Ele apresentou 19 nomes – 16 foram divulgados antecipadamente nesta sexta-feira pelo VERBO, ao confirmar informação publicada por um site da região. O governo Daniel terá 25 secretarias – o futuro chefe do Executivo criou mais seis pastas (hoje, a prefeitura tem 19).
Daniel não listou ocupantes de Gestão de Pessoas, Desenvolvimento Econômico, Mobilidade, Esporte, Cidadania, e Relações Institucionais. Disse que só a última já tem um escolhido, mas precisa aguardar para divulgar. Ele falou os secretários das principais pastas. Para a Saúde, anunciou Ailton Bogalho, dentista, irmão dele. “Está vindo para fazer um trabalho sério. Para ele será um desafio assumir o primeiro cargo público. [Mas] Não tenho dúvida que fará um grande trabalho”, disse.
Para a Educação, Daniel anunciou Luciano Correa, ex-secretário da pasta em Cotia (SP). “É uma pessoa que tem um desafio grande. A Secretaria de Educação nos últimos anos [governo Aprígio] – a nota do Ideb é prova disso – teve uma pequena queda. A Educação é um dos maiores pilares de um governo”, disse. Para a Segurança, ele escolheu Luís Peniche, policial civil. Tenente Dacal, que era cotado para a Segurança, foi anunciado como subprefeito do Pirajuçara.
Daniel confirmou o ex-vereador Johnatan Noventa para Manutenção – o prefeito eleito ocupou a pasta (2017-2020) e a teve como vitrine para se lançar à política. “É uma secretaria que tenho um pouco de ciúmes”, brincou. “Vou estar lá, enchendo seu saco, a gente vai tocar essa secretaria a duas mãos, vou ser um parceiro ao seu lado”, acrescentou. Para a pasta de Administração, ele também ratificou a escolha de Adelço Bührer – “homem de confiança” do prefeito eleito.
Convicto de que Aprígio fracassou por conta da Administração ser ineficiente com acúmulo de funções, Daniel confirmou a criação da Secretaria de Suprimentos para absorver licitações e contratos, e anunciou Paulo Bittencourt como secretário – o escolhido chefia a pasta em Embu das Artes. “Ele vem para dar mais dinâmica nas contratações, para que as obras, tudo que depende de contratação possa ter fluidez melhor, e a cidade tenha melhor resultado”, disse.
Daniel também listou como nova pasta a de Indústria e Comércio, com ênfase. “Todas as cidades que criaram a secretaria aumentaram a arrecadação, geraram mais emprego, evoluíram muito”, disse. Ele anunciou o comerciante Ali Sati como secretário. “Transita muito bem dentro do empresariado”, disse (veja lista abaixo). Além de Indústria e Comércio, Relações Institucionais, e Suprimentos, ele criou ainda as secretarias de Planejamento, Tecnologia e Inovação, e Cidadania.
Daniel disse que herdará da gestão Aprígio dívida de R$ 200 milhões. Indagado pelo VERBO como vai cortar gastos com mais secretarias, ele falou em reorganizar comissionados para compensar as pastas. “Nós faremos, já estamos fazendo uma reforma administrativa. E a cabeça da reforma é diminuir o custo de livre-nomeações. Estamos distribuindo melhor o secretariado. Estamos diminuindo cargos que eu entendo não são tão necessários quanto uma nova secretaria”, disse.
“Isso é gestão. Um lugar tem 10, dá para ter 5 [cargos]. Agora, existirão lugares que têm 18 e precisa de 23, desde que não comprometa o orçamento”, frisou Daniel. Para buscar a reengenharia administrativo-financeira, apurou este portal, ele anunciou os secretários definidos com antecedência para, como primeira tarefa, já tomarem pé da realidade das pastas com os atuais ocupantes, durante a transição – já que viajará e só retornará para a diplomação, em 17 de dezembro.
CONFIRA OS FUTUROS OCUPANTES DAS SECRETARIAS DO GOVERNO DANIEL BOGALHO
– Secretaria de Administração e Gestão – Adelço Buhrer, homem de confiança do prefeito eleito, ex-secretário de Finanças em Taboão (governo Fernando Fernandes) e Embu das Artes (governo Ney Santos)
– Secretaria de Saúde – Ailton Bogalho, dentista (cirurgião bucomaxilofacial), irmão do prefeito eleito
– Secretaria de Segurança – Luís Peniche, policial civil
– Secretaria de Educação – Luciano Correa, ex-secretário da pasta em Cotia
– Secretaria de Fazenda – Viviane Camargo, ex-secretária da pasta em Embu (governo Ney Santos)
– Secretaria de Governo – Paulo Silas, ex-vereador, coordenador-geral da campanha do prefeito eleito
– Secretaria de Serviços Urbanos e Manutenção – Johnatan Santos (Noventa), ex-vereador de Taboão
– Secretaria de Obras – Edson Galina, engenheiro concursado de Taboão e ex-secretário da pasta em Embu (governo Ney Santos)
– Secretaria-Subprefeitura do Pirajuçara – Ataíde (Tenente) Dacal, ex-secretário-adjunto de Segurança e Gestão Estratégica (governo Aprígio)
– Secretaria de Habitação e Meio Ambiente – Marcio Ferreira, ex-diretor de Habitação em Taboão (governo Evilásio Farias)
– Secretaria de Assistência Social – Jefferson da Silva, graduado em administração
– Secretaria-Chefia de Gabinete – Eduardo Rijo, jornalista, assessor político do prefeito eleito
– Secretaria de Cultura e Turismo – (Maestro) Edison Ferreira, fundador e presidente da ONG Músicos do Futuro
– Secretaria de Comunicação – João Menezes, publicitário, ex-assessor parlamentar
– Secretaria de Assuntos Jurídicos e Justiça – Adriano Teodoro, ex-secretário da pasta em Cotia
– Secretaria de Gestão de Pessoas – nome não anunciado
– Secretaria de Desenvolvimento Econômico – nome não anunciado
– Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana – nome não anunciado
– Secretaria de Esporte e Lazer – nome não anunciado
– NOVAS SECRETARIAS
– Secretaria de Planejamento – Fabio Fernandes, ex-secretário de Esportes em Taboão, filho do ex-prefeito Fernando Fernandes
– Secretaria de Indústria e Comércio – Ali Sati, comerciante, ex-secretário de Cultura em Taboão (governo Fernando Fernandes)
– Secretaria de Licitações e Suprimentos – Paulo Bittencourt, atual secretário da pasta em Embu (governo Ney Santos)
– Secretaria de Tecnologia e Inovação – André Egydio, atual vereador de Taboão, presidente da Câmara
– Secretaria de Relações Institucionais – nome não anunciado
– Secretaria da Cidadania (Mulher) – nome não anunciado
VEJA DANIEL ANUNCIAR SECRETÁRIOS E RESPONDER SOBRE COMO CORTARÁ DESPESAS COM AUMENTO DE PASTAS
VEJA ENTREVISTA DO PREFEITO ELEITO ENGENHEIRO DANIEL AO ANUNCIAR SECRETARIADO (PARTE)