A eleição para a presidência da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em São Paulo (seccional) e nas cidades do Estado (subseções), para 2025-2027, acontece nesta quinta-feira (21), das 9h às 17h, com votação online – pela primeira vez entre membros da advocacia paulista. Em Taboão da Serra, três chapas disputam o comando da 211ª Subseção da OAB nos próximos 3 anos, as dos candidatos a presidente José Cordeiro, Andréia Monteiro e Bianca Bononi.
A Chapa 1 é encabeçada por Cordeiro, que volta a concorrer à presidência da OAB Taboão pela segunda vez consecutiva. Em 2021, então vice e apoiado pela presidente Elaine Abud, ele foi candidato e – com 46,2% dos votos – perdeu a disputa para Moacir Tertulino. A chapa “Unidos pela Renovação” é formada ainda pelos candidatos Rosalba Donizeti (vice-presidente), Luiz Fidelis (secretário-geral), Luana Lima (secretária-adjunta) e Marcelo Costa (tesoureiro).
A Chapa 2, chamada “Renovação e Participação”, é liderada por Andréia. É composta ainda pelos candidatos Thayna Cabral (vice-presidente), Adalberto Antunes (secretário-geral), Elias Ferreira (secretário-adjunto) e Sergio Lázaro (tesoureiro). A candidatura é “dissidente”. Andréia e Lázaro são membros da diretoria em exercício e romperam com Tertulino. Antunes também já fez parte da presidência do atual chefe da subseção em mandato anterior (2016-2018).
Bianca é a cabeça da Chapa 3. Atual vice-presidente, é a candidata da situação, apoiada por Tertulino. O grupo, denominado “OAB Unida”, reúne ainda os candidatos Walter dos Santos (vice-presidente), Marcelo Mattos (secretário-geral), Luiz Eduardo da Silva (secretário-adjunto) e Andressa Luchiari (tesoureira). Com 3 chapas, a eleição em Taboão é a mais concorrida da OAB da região – seis subseções entre oito cidades. E mais acirrada, com troca de críticas entre adversários.
A Chapa 1 é apoiada pela ex-coordenadora dos Direitos da Mulher Sueli Amoedo. A Chapa 2, por aliados do prefeito eleito Engenheiro Daniel, como o ex-vereador Paulo Silas e o vereador eleito Dídio (PP). Já a Chapa 3 é apoiada por aliados do prefeito Aprígio, como os ex-secretários Allan Mohamed e Alexandre Depieri. Para presidente da OAB-SP (seis candidatos), a Chapa 1 apoia Carlos Kauffmann. A Chapa 2 não apoia ninguém. E a Chapa 3 aderiu a Leonardo Sica.
A eleição da OAB Taboão, como também para a seccional, sempre teve comparecimento baixo. Em 2021, menos da metade dos advogados inscritos na subseção taboanense votou – hoje, são mais de mil aptos a votar. A votação fraca era atribuída à dificuldade de deslocamento até a sede da OAB local, já que era presencial. Agora, com o pleito online, a expectativa é de participação expressiva – até recorde. O resultado deve ser conhecido ainda nesta quinta.