Prefeitura não faz pagamentos a contratada e sistema de trânsito de Taboão da Serra fica fora do ar

Em prejuízo a motoristas e donos de veículos escolares, serviço de gerenciamento das infrações e sinalização viária da cidade está inoperante desde o último dia 28

Especial para o VERBO ONLINE

Antiga sede da prefeitura; sistema de gerenciamento das infrações de trânsito e sinalização viária de Taboão da Serra está inoperante há mais de uma semana | AO/Verbo

O sistema de gerenciamento das infrações de trânsito e da sinalização viária de Taboão da Serra está fora do ar há mais de uma semana, por falta de pagamento da prefeitura à Cobrasin Brasileira de Sinalização e Construção Ltda. A suspensão ocorreu na segunda-feira (28). O blog “Bar & Lanches Taboão” publicou a informação no domingo (3). Mas o VERBO checou nesta terça-feira (5) que o sistema segue inoperante, por inadimplência do governo Aprígio (Podemos).

Ao entrar no site, o motorista se depara com o aviso “error 404”, código de resposta que indica não ser possível encontrar o registro solicitado. O sistema online, ressalta o blog, permite ao condutor verificar o andamento de recurso contra multas de trânsito, pontuação na carteira de habilitação, entre outros dados. Taxistas e donos de carros de transporte escolar também necessitam acessar o serviço pela internet para agendar a vistoria veicular obrigatória.

O contrato com a Cobrasin para gerenciamento de multas vai até 20 de janeiro de 2025. O serviço pode ser restabelecido a qualquer instante, desde que a prefeitura pague o que deve. O blog apurou que os pagamentos estão atrasados desde janeiro. A reportagem observa que o governo Aprígio, cinco meses após assumir o mandato, acusou o ex-prefeito Fernando Fernandes (PSDB) de deixar dívida de R$ 2.062.032,22 com a empresa e agora experimenta “o mal que fez”.

O Detran-SP poderia ser outra fonte para verificar informações sobre multas de trânsito, mas no órgão estadual os dados sobre as autuações estão disponíveis apenas até março de 2023. Ainda segundo o blog, nos três primeiros meses do ano passado, foram aplicadas 343 multas. Os registros de 2022 não trazem o número de autuações realizadas em dezembro. De janeiro a novembro, foram 4.269 multas. O mês com mais “canetadas” foi março: 514 multas.

ACIDENTES E MORTES
Quanto aos acidentes de trânsito, conforme levantamento do blog no Infosiga (sistema de informações do Estado de São Paulo), em 2023 Taboão teve 471 acidentes de trânsito. De janeiro a setembro deste ano, a cidade registrou 265 – no mês passado, ainda com dados não fechados, dois carros capotaram, nas avenidas Laurita Ortega Mari e Intercontinental. Taboão teve 16 mortes por acidentes de trânsito no ano passado. Neste ano, de janeiro a setembro, 17 pessoas morreram.

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE INFRAÇÕES DE TRÂNSITO E SINALIZAÇÃO DE TABOÃO DA SERRA INOPERANTE NA SEMANA PASSADA E NESTA TERÇA-FEIRA

comentários

>