As viaturas da Guarda Civil Municipal de Taboão da Serra estão sem rádio comunicador e a central de videomonitoramento da GCM (COI) – que possibilitou a prisão de vários criminosos no município – está sem funcionar desde esta segunda-feira (22). O “apagão” se deve a erros – graves – grosseiros do governo Aprígio (Podemos). De acordo com guardas ouvidos pelo VERBO, a população e os próprios agentes de segurança municipais estão agora vulneráveis à criminalidade.
Os sistemas de segurança pararam por conta de que o contrato com a prestadora de serviços, de 48 meses, expirou, nesta segunda. A gestão Aprígio realizou a licitação para escolher a nova empresa tardiamente, apenas no último dia 15 de janeiro. Ainda, pôs em um único edital rádio, programas de vídeo, alarme – “fornecimento de todos os equipamentos, softwares, hardwares, mão de obra qualificada e infraestrutura”, como descrito no pregão G-012/2023.
Os equipamentos em questão devem ser licitados não no mesmo “pacote”, mas em separado. Diante da irregularidade, o Tribunal de Contas determinou a suspensão. “Tendo em vista a representação impetrada no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo […], fica suspenso ‘sine die’ o andamento deste processo licitatório”, admite a prefeitura, por meio do pregoeiro, ao apontar, conforme a expressão em latim, não haver previsão para retomada da concorrência.
Segundo um munícipe que acompanha a gestão pública, o governo assumiu o risco de ficar sem o serviço. “A empresa tentou várias vezes avisar a prefeitura que estava vencendo o contrato. Mas o Junior não quis recebê-la para notificá-lo, para preparar nova licitação. Encerrado, o contrato não pode ser prorrogado”, disse, ao se referir ao secretário Wagner Eckstein Junior (Administração). A suspeita é de que Junior queria fazer um contrato emergencial, sem transparência.
A suspensão do serviço afeta também outras áreas, inclusive a saúde municipal. “Venceu o contrato, cortou o serviço. Está tudo sem sinal. GCM, [o rádio do] Trânsito e Samu também não está funcionando”, disse um GCM à reportagem. O quadro de abandono, porém, é pior na pasta de Segurança. Com o videomonitoramento inativo, o sistema “muralha”, que detecta, pela placa, veículos roubados, furtados ou qualquer outro colocado no “alerta” do programa, parou de operar.
Um agente antigo na GCM lamentou a situação da corporação sob Aprígio. “Sem rádio, sem monitoramento, sem ‘muralha’. Desde a zero hora de ontem, todo o sistema está inoperante por conta do encerramento do contrato – funcionou até as 23h59 de domingo. A GCM chegou no fundo do poço, infelizmente. Nunca imaginei que passaria por isso”, disse. A reportagem não vai revelar a identidade para que os guardas não sejam perseguidos pelo atual governo.
Mesmo com a atuação da GCM, imprescindível para a segurança de Taboão diante do baixo efetivo da Polícia Militar, o município tem alta de roubos. Com a corporação afetada, os moradores são ainda mais prejudicados. “Com certeza. Os GCMs também ficam vulneráveis. A comunicação é fundamental para o trabalho”, disse o primeiro GCM ouvido pela reportagem. Indagado sobre como fica a população, o agente veterano declarou: “Abandonada, como está há 3 anos”.
VEJA LICITAÇÃO PARA EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA DE TABOÃO E AVISO DE SUSPENSÃO DETERMINADA PELO TRIBUNAL DE CONTAS
Esse prefeito só pensa em fazer prédios, para ganhar para o próprio bolso.
Esse prefeito realmente é uma piada não faz nada direito …a não ser os seus prédios que estão indo muito bem né inclusive o retorno na BR justamente pra valorizar seu próprio empreendimento interessante isso quando e pra benefício próprio tudo sai perfeito porque será?
Só fez prédio esse Aprígio, isso explica o porque o desmatamento tem aumentado tanto
Esperar o que desta gestão incompetente? Há 3 anos “dormindo” frente a muitas necessidades da população desta cidade, e isso quando não faz bobagens grosseiras. Moro no Taboão há mais de 23 anos, nesse período não tivemos um prefeito digno de nota.
Uma completa vergonha isso mostra o total despreparo desse “desgoverno” péssimo em todos os sentidos à cidade está abandonada vários incompetentes nas secretarias.
Esse prefeito soube acabar com Taboão da Serra de verdade
Concordo vou votar em outro candidato, Aprígio nunca mais
É uma vergonha, Taboão está largada, está muito perigoso, ondas de assaltos e o prefeito está de braços cruzados, não atua e recebe alto salario pra não fazer nada. Secretário Administrativo ,como não quis atender o prestador pra saber do contrato que estava prestes a vencer, muita gente pra não honrar o salário que ganha e o cidadão taboense que sofre .
Bom acredito que o Prefeito não é a pessoa diretamente responsável pelo assunto, sabemos que alguém deixou de fazer seu trabalho com eficiência.
Discordo
Desde quando Aprigio as UBS de Taboão não era lá essas coisas mas consiguiram ficar pior até hospital Antena do jardim record ta um lixo banheiros imundo e mas facil se contaminar no Antena do que na rua Pirajussara nunca tem leito para uma transferência resumindo 4 anos ele deixou a saude pior preocupando com os Prédios dele se Taboão tava ruim consiguiu ficar o triplo de pior em 4 anos
Vergonha não cuida não tão nem ai imagina
Agora entendi por que nas bases comunitárias não tem policiais…a base no jardim Onofre desde a inauguração nunca teve um policial…..quando vc vai lá procurar alguém está vazio.
Boa noite
Este prefeito Aprígio e muito despreparado, não próximo eleição não vai ser eleito nem pra síndico.
Aprígio fez uma falcatrua na cooperativa vida nova tentou pegar um terreno de 2050 mts fazendo uma sobreposição de área e retificando judicialmente mas a fraude foi descoberta e a matrícula de todos os 960 aptos estão bloqueadas, como vingança o Aprígio atravéz do seu procurador Richard Bassan colocou um débito de R$ 28 milhões de reais de débito no meu iptu.
Que pena um município tão perto da capital sendo tratado como se fosse no fim do mundo,por incompetência de meia dúzia de bobalhões que se julgam espertos esquecem a importância que já tivemos.
Taboão já está abandonada faz tempo mesmo antes de vencer o contrato infelizmente a prefeitura só tem olhos para o largo do Taboão pq a periferia está abandonada e a população sendo massacrada pelos bandidos
Fora aprigio mala
Amiga somos 88 Torres aprigio malandroviscly logo seremos 230
Agora é esperar as eleições pra Taboão voltar a ser o que era antes desse desgoverno aí
A gcm de Taboão da serra só se preocupa se faltar Internet para eles ficarem o dia todo no celular junto com outros funcionários públicos prefeito safado que só agora se preocupou com suas obras pessoais no município e região….
A rede de saúde UBS estão uma calamidade,agora descobrir o porquê, nunca tem sistema, que vergonha, eu precisando de um oftalmologista com urgência para meu filho e nada, fui no dia 29/01/24 tentar marcar uma consulta para mim com clínico geral, sem sistema,nem mesmo a impressora,para imprimir meu resultado de exame não foi possível! Isso sinceramente é uma vergonha, infelizmente nós trabalhadores,pagadores de impostos, que pagamos o pato ,por tamanha irresponsabilidade!