O tradicional Desfile Cívico de Itapecerica da Serra, parte dos festejos do aniversário da cidade, voltou a acontecer neste domingo (7), três anos depois sem realização, por conta da pandemia da covid-19. A população tomou as calçadas da avenida XV de Novembro (Centro) para prestigiar o evento em comemoração ao 146 anos de emancipação político-administrativa do município, completados nesta segunda-feira – Itapecerica virou cidade em 8 de maio de 1877.
Após apresentação da Corporação Musical Imaculada Conceição e banda da Guarda de Barueri, o presidente da Câmara, Cepacol (PSDB), saudou o público. O prefeito Francisco Nakano (PL) abriu o ato cívico. “Foram três anos sem desfile, estávamos com saudades. Quanto a população estava desejando esse momento tão especial. Gostaria de parabenizar nossa cidade e nossos munícipes. Declaro aberto o Desfile Cívico de 146 anos de Itapecerica da Serra”, disse.
Após passagem de membros de forças de segurança, órgãos civis, grupos de idosos e projetos sociais, os alunos da rede municipal, acompanhados pelos professores, iniciaram seu “show”. As crianças e adolescentes fizeram um espetáculo de cores e coreografias, com figurino caprichado. Eles receberam aplausos do público e das autoridades no palco instalado próximo à praça João Pessoa, no largo de Itapecerica. Cinco escolas estaduais também participaram.
O desfile pediu “Queremos paz nas escolas”, contra onda de ataques; mostrou fotos de figuras negras, contra o racismo; e promoveu a tolerância religiosa, com destaque para religiões afrobrasileiras e homenagem à cantora Clara Nunes, cuja morte completa 40 anos. Alunos da Escola de Artes adaptaram o clássico “We Will Rock You” (Queen) para enaltecer Itapecerica. Como desfecho, grupos de motociclistas, ciclistas, jipeiros e cavaleiros de romaria desfilaram.
VEJA OUTRAS IMAGENS DO DESFILE CÍVICO EM COMEMORAÇÃO AO ANIVERSÁRIO DE ITAPECERICA DA SERRA
Maravilhoso