Chico expõe que Ney indicou fechar Vazame e diz que rival o ‘convenceu e pressionou’ para adotar medida

Ex-prefeito desmentiu o chefe do Executivo ao lembrar que o sucessor em 2015 fez proposição para pronto-socorro virar hospital leito; 'mentiroso', diz Chico para Ney

Especial para o VERBO ONLINE

Ney, em vídeo, acusa Chico de fechar o Pronto-Socorro Vazame; Chico reage e mostra que Ney indicou, quando vereador, a desativação do PS para virar hospital leito | Reprodução

O ex-prefeito de Embu das Artes Chico Brito (Cidadania) desmentiu nesta quarta-feira (26) o prefeito Ney Santos (Republicanos) sobre um vídeo em que diz que “reabriu” o Pronto-Socorro do Vazame enquanto o antecessor, em 2016, “fechou” o PS. Chico afirma que Ney fez em um ano antes, quando era vereador-presidente da Câmara, “indicação” para “fechar” o Vazame e fazer da unidade um hospital leito, e chamou o atual chefe do Executivo de “prefeito fake news”.

Ney divulgou um vídeo em que diz “Como era antes do prefeito Ney Santos?” e cita “Fechamento do PS Vazame” com uma imagem de capa de jornal que intitula “Governo Chico Brito – Pior Gestão” – inclusive com “uso” de falas de lideranças que o rejeitavam -, para depois afirmar que “reabriu” o PS e como um centro “moderno”. De fato, Chico desativou o PS para tornar um hospital leito, mas Ney deu total apoio à medida – à epoca, o VERBO acompanhou de perto.

Também em vídeo, Chico reagiu a Ney. “O prefeito fake news me ataca de novo. […] Olha a montagem mal feita: orelhão no PS Vazame. […] Antes de eu ser prefeito já não tinha mais orelhão aqui”, diz. No entanto, o antigo aparelho de telefone público existia na fachada do PS há 11 anos, “época” do jornal. Chico prosseguiu. “Aqui, ‘julio’ de 2012: […] pegaram um jornal espanhol. Prefeito, quer fazer ‘fake news, tenha pelo menos competência para isso né, meu amigo”, repreende.

Chico passou a mostrar que Ney teve participação no fechamento da unidade. “Quem fez a indicação para fechar o PS Vazame e transformar no hospital leito foi ele, Ney Santos! ‘Tá’ aqui a indicação, de 2015, e o nome dele, Claudinei Alves dos Santos”, exibe, em monitor de TV. Realmente, a indicação (tipo de proposição legislativa) 91/2015, de Ney, diz “indica ao chefe do Poder Executivo Municipal que seja implementado leitos para internação […] no Pronto-Socorro Vazame”.

Chico mostrou a seguir uma notícia do site da prefeitura sob a manchete “Vereadores reafirmam apoio ao Hospital Leito em reunião” com foto em que Ney, como então presidente do Legislativo, aparece sentado próximo a ele, na ponta da mesa, na prefeita. Ele disse que Ney o “convenceu” a desativar o PS. “Eu quero mostrar ele [Ney] numa reunião. ‘Tá’ aqui: ele numa reunião, junto com as lideranças, me convencendo a transformar o PS Vazame no hospital leito”, fala Chico.

“Então, ele tem que ter caráter e vergonha na cara: assumir que ele me pressionou para que eu transformasse o PS Vazame no hospital leito”, rebate Chico. Ele emendou recado ao hoje desafeto político. “Larga mão de ser mentiroso! A verdade, ô Ney Santos, sempre aparece. Um jornal ‘fake news’ e você aqui, indicando para mim, em 2015, como presidente da Câmara, para que eu pudesse fazer isso. Tenha vergonha na cara e assuma a verdade!”, encerra o ex-prefeito.

Na reabertura do PS Vazame, em setembro do ano passado, este portal publicou reportagem com menção de que Ney aposta no esquecimento da população por conta de que apoiou o fechamento da unidade de urgência e emergência na periferia de Embu. No fim de 2015, ele chegou a alardear a destinação de supostos R$ 123 mil economizados do Legislativo para o recém-instalado hospital leito, para capitalizar o “feito” de Chico – já de olho na eleição a prefeito.

Chico decidiu desativar o PS Vazame logo após inaugurar a UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) Santo Eduardo, a apenas 2 quilômetros de distância. Ele deu a justificativa de que a UPA ia se tornar o PS da região e o hospital leito ia receber somente pacientes que precisassem ficar internados após atendidos na UPA. “É uma reorganização […]. Nós fizemos algo extremamento pensado”, afirmou o então prefeito, em janeiro de 2016, como noticiou o VERBO à época.

Ou seja, Chico fechou o PS por “convicção”, apesar de hoje dizer que foi “convencido” e “pressionado” por Ney. De fato, ele teve “apoio”. É que, na ocasião, Chico se aliou a Ney para confrontar Geraldo Cruz (PT), com quem tinha rompido. Hoje, em “guerra declarada”, Ney e Chico duelam. Candidato de Ney à sua sucessão em 2024, o vice Hugo Prado (MDB) disparou o vídeo, apesar de saber que o aliado defendeu fechar o PS – em 2015, ele era secretário particular de Chico.

RELEMBRE
Moradores protestam contra fechamento do Pronto-Socorro Vazame em Embu
Moradores se revoltam com fechamento do PS Vazame e atendimento da UPA
Chico diz que população pode reclamar, mas PS Vazame não será reaberto
Novo protesto cobra atitude de vereadores contra fechamento do PS Vazame
Prefeito de Taboão diz que governo Chico Brito fechou PS Vazame e alfineta PT
Após indicar hospital leito, Ney agora diz ser contra fechamento do PS Vazame
Líder diz que Ney quer se promover com luta pela reabertura do PS Vazame
Esvaziado, protesto diz que Chico gasta mal e não priorizou manter PS Vazame
Com discurso ‘dissimulado’ após ter apoiado fechamento, Ney reabre PS Vazame

VEJA VÍDEOS DE NEY SANTOS E CHICO BRITO, ANTES ALIADOS E HOJE RIVAIS, SOBRE PS VAZAME

Vídeos – Redes sociais de Ney Santos e Chico Brito/Reprodução

comentários

>