A Prefeitura de Itapecerica da Serra vai vacinar com o imunizante bivalente contra a covid-19 pessoas com comorbidades entre 12 e 59 anos, 11 meses e 29 dias de forma escalonada. A partir de terça-feira (11), a Autarquia de Saúde imuniza moradores a partir dos 40 anos com uma ou mais doenças preexistentes listadas pelo Ministério da Saúde desde que tenham completado o esquema vacinal primário (duas doses) ou recebido dose de reforço há quatro meses ou mais.
As unidades básicas de saúde de Itapecerica vacinam de segunda a sexta-feira das 8h às 16h, exceto as do Valo Velho e Parque Paraíso, que passaram a funcionar de segunda a sábado das 7h às 19h. Para receber a bivalente (Pfizer), os moradores a partir dos 40 anos com comorbidades devem apresentar comprovante de vacinação, documento oficial com foto e CPF, cartão do SUS, e atestado ou laudo médico que comprove uma das doenças preexistentes listadas.
As comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde são: doenças cardiovasculares; insuficiência cardíaca; cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; doença da aorta, dos grandes vasos e fístolas arteriovenosas; valvopatias; arritmias cardíacas; miocardiopatias e pericardiopatias; cardiopatias congênitas no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves.
Ainda: a popular pressão alta (hipertensão); doença cerebrovascular; doença renal crônica; imunossuprimidos; anemia falciforme; obesidade mórbida; cirrose Hepática; HIV. A vacina Pfizer bivalente é uma versão atualizada dos imunizantes já existentes contra a covid-19 e pode oferecer uma proteção maior contra as novas variantes da ômicron – para mais informações, entre em contato com a autarquia:(11) 4668-6000 / 4668-6020 (secretaria) ou 99850-3648 (WhatsApp).
Inclusive, já podem receber a vacina bivalente anticovid-19, nas unidades básicas de saúde – desde que tenham concluído esquema vacinal primário ou recebido dose de reforço há quatro meses: pessoas com 60 anos ou mais; indivíduos que residem em instituições de longa permanência de idosos, abrigados e os trabalhadores das ILPIs; imunocomprometidos; indígenas, ribeirinhos e quilombolas; gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz em até 45 dias).