Sistema de videomonitoramento de Taboão auxilia na recuperação de moto furtada e prisão de condutor

No último dia 17, o COI (Centro de Operações de Inteligência) avistou um motociclista com atitude suspeita e direcionou a GCM a prender o indivíduo; veículo foi entregue ao dono

Especial para o VERBO ONLINE

GCM monitora câmeras do COI (Centro de Operações de Inteligência) de Taboão da Serra, implantado em 2020, que auxiliou a recuperar moto furtada e prender condutor | PMTS

O sistema de videomonitoramento da Prefeitura de Taboão da Serra auxiliou na recuperação de uma motocicleta furtada no mês passado. O Centro de Operações de Inteligência (COI), vinculado à Guarda Civil Municipal, avistou no último dia 17 de março um homem com um comportamento suspeito trafegando pelo largo do Taboão e resolveu fazer o acompanhamento. O indivíduo seguiu pela rodovia Régis Bittencourt até a alça de acesso ao Shopping Taboão.

Quando o homem estava perto da avenida Governador André Franco Montoro, via em frente ao shopping, o COI solicitou que as viaturas da Guarda que estavam nas imediações ao local se aproximassem do indivíduo. Os guardas se posicionaram em pontos estratégicos para realizar a abordagem ao condutor, que acabou ocorrendo mais adiante, na estrada de São Francisco, no Jardim Helena. Após consulta ao chassi, a GCM identificou que a moto havia sido furtada.

O homem foi preso, enquanto a moto, recuperada, foi entregue para o proprietário, segundo a prefeitura. O comandante da Guarda Civil Municipal destacou a ação do COI e da corporação. “Esta operação foi muito importante para demonstrar que o trabalho realizado é realmente efetivo, através da inteligência, usando a tecnologia para fazer o bem. Com as rápidas ações da GCM conseguimos finalizar a situação com desfecho positivo”, disse o GCM Nivaldo Menocci.

Embora a ação tenha ocorrido há cerca de 20 dias, o governo Aprígio (Podemos) só informou nesta quarta-feira (5). O COI, que fica na região central, próximo à prefeitura, foi implantado em junho de 2020 no governo Fernando Fernandes (PSDB), com 40 câmeras de vídeo e 28 de “muralhas” com alta resolução – que vigiam o território de Taboão 24 horas por dia. Só nos primeiros três meses de operação, o sistema auxiliou na recuperação de 11 veículos roubados ou furtados.

comentários

>