Um vídeo gravado durante reunião de Dirce Takano com ADIs, ADEs (assistentes de desenvolvimento infantil e escolar) e auxiliares de classe da Prefeitura de Taboão da Serra confirma que a secretária de Educação afirmou que o quadro de apoio do ensino municipal ia receber gratificação de 35% sobre o salário-base. Dirce fez a fala ainda ao lado do prefeito Aprígio (Podemos). Porém, Dirce “enganou” os servidores, junto com Aprígio, que não cumpriu a promessa.
Os educadores afirmam que Dirce garantiu que o governo ia pagar o aumento desde quando a secretária fez a reunião para tratar da valorização salarial das categorias, no início do mês, no dia 3. “O prefeito deu uma gratificação de 35% sobre o salário-base, que já está vergonhoso”, disse uma auxiliar de classe ao VERBO no dia 8, sobre o compromisso assumido. Mas, no dia 21, Aprígio mandou para os vereadores – todos aliados – aprovarem um abono de R$ 300.
Os profissionais se revoltaram e emitiram dois dias depois uma carta de repúdio ao ato de Aprígio de dar o abono após se comprometer em pagar a gratificação sem desconto, com endosso à fala de Dirce. Contudo, os educadores não tinham um registro do que a secretária tinha prometido, mas agora conseguiram a “prova”. Uma leitora do VERBO divulgou o vídeo no domingo (26) no perfil deste portal no Facebook como comentário à reportagem sobre o manifesto.
No breve vídeo (27 segundos), mas esclarecedor, na reunião com os educadores no auditório da Educação, Dirce diz: “Não tem outro… E também legalmente eu só posso dar em cima do [salário] base, [será] função gratificada em cima do base. Então, em cima do base será aplicado 35%. São 35% no base de vocês… Vocês vão receber, de forma ininterrupta, até que seja feita a questão da discussão da reforma administrativa”. No vídeo, Aprígio está ao lado da secretária.
A leitora deste portal, na mesma postagem, divulgou outra gravação, mais curta (13 segundos), em que a secretária vai além. “Essa função gratificada, vocês vão receber sem perder o que vocês já têm…”, diz Dirce, sobre benefícios já concedidos. Os educadores têm reação de alívio, como a dizer “não podemos perder”. “Não, é mais”, garante Aprígio, com gesto de “para cima”. Atrás de Dirce, o secretário-executivo (ex-adjunto) Oderlan Souza testemunha a promessa feita.
A divulgação do vídeo em que Dirce assume o compromisso de pagamento da gratificação de 35% elevou a dose de indignação dos educadores do quadro de apoio com Aprígio. “Ainda não cumpriu nenhuma das promessas que fez em campanha, a população não imagina o caos que é dentro das escolas o prefeito e essa secretária de Educação querem sucatear a educação igual fizeram com a educação das escolas do Estado”, comparou uma auxiliar de classe.
“Quem vê pensa que ele se preocupa com as crianças de Taboão. Só quem trabalha na educação sabe como está. Trocando fralda com a mesma luva. Porque nem isso tem direito”, disse a leitora que postou os vídeos, sobre a foto da reportagem em que Aprígio beija uma aluna. Em uma rede social, um auxiliar de classe classificou o abono como “manobra ardilosa” de Aprígio e Dirce. “Recebemos a notícia da votação junto com a desculpa de que entendemos mal”, disse.
O educador falou com a reportagem. “A própria secretária disse que entendemos errado. Só que temos tudo filmado dela, do Oderlan, Aprígio e Luzia, dizendo que seria 35% de gratificação em cima do nosso base”, disse. Indagado se o governo chamou os profissionais de burros, ele disse: “De idiotas mesmo”. Apenas Luzia Aprígio (Podemos) esteve na reunião, para “faturar” com a promessa – os outros 12 vereadores foram preteridos. Procurado, o governo Aprígio silenciou.
VEJA APRÍGIO PROMETER GRATIFICAÇÃO DE 35%; APÓS DIRCE DIZER QUE OS EDUCADORES NÃO IAM PERDER O QUE JÁ RECEBIAM, ELE AINDA FALA: ‘É MAIS’ – PROMESSA VAZIA