Uma integrante do elenco da 64ª Paixão de Cristo de Taboão da Serra desmaiou e ficou ferida neste domingo (26), no estacionamento do Parque das Hortênsias (Centro), durante ensaio da encenação – a 12 dias da apresentação. A atriz teria passado mal por estar sem se alimentar. A gestão Aprígio (Podemos) é apontada como responsável. Segundo relatos de membros da produção, a Secretaria de Cultura deixou de fornecer alimentação aos artistas e à equipe de direção.
O incidente foi gravado por integrantes do elenco. Um dos vídeos mostra a atriz no chão com pessoas ao lado à espera de socorro e depois a chegada de uma viatura do Samu, que tem de desviar de carros no estacionamento. Ela – que não foi identificada – teve ferimentos no rosto, com sangramento. Um membro da encenação relatou o fato e culpou o governo municipal, com menção à secretária de Cultura – a chefe da pasta, com um mês no cargo, é Nil Félix.
“Estávamos todos fazendo a Paixão de Cristo [ensaio]. Infelizmente, a secretária de Cultura não cumpriu com o acordo de mandar alimentação, nossa irmãzinha passou mal, com fome”, conta a testemunha. Ele diz que outras pessoas do elenco quase passaram pelo mesmo problema. “Tivemos outros artistas, que têm diabetes, que tiveram que correr para se alimentar. Infelizmente, a nossa amiga não teve a mesma felicidades e passou mal”, continua, no vídeo.
Ele finalizou o relato com fala de gratidão que soou como ironia à falta de compromisso da gestão Aprígio com o espetáculo. “Gratidão a todos que fazem a cultura acontecer. Obrigado por vocês nos verem como pessoas, como gente”, diz. Em outro vídeo, com a atriz sendo imobilizada pelos socorristas – com sangramento no nariz e na testa evidente -, uma criança, com pintura no rosto e sinal de positivo, diz: “Obrigado, viu? Obrigado, prefeito. Obrigado, viu? Olha o que você faz”.
O local do ensaio neste domingo foi mudado por conta de que o governo também não teria montado o palco. Em rede social, uma mulher, Gabriela Inácio, defendeu a gestão e disse que a “secretaria forneceu alimentação sim, [e] o local já estava confirmado há dias”. O líder comunitário conhecido como Sombra rebateu as afirmações. “O local foi alterado de última hora. […] O ensaio encerrou às 15h15 e os integrantes não receberam almoço como fora prometido”, disse.
OUTRO LADO
O VERBO indagou a secretária Nil – “Segundo testemunhas, ela [a atriz] passou mal porque a Secretaria de Cultura não forneceu alimentação ao elenco. O que tem a dizer?”. Ela não respondeu. O secretário Arnoldo Landiva (Comunicação) também foi questionado pela reportagem, mas já não atende a imprensa faz tempo. Além da falta de alimentação, segundo o jornalista David da Silva, os artistas “ensaiam desde janeiro sem receber a ajuda de custo prevista”.
VEJA VÍDEOS DO INCIDENTE COM ATRIZ DA 64ª PAIXÃO DE CRISTO QUE DESMAIOU POR NÃO TER RECEBIDO ALIMENTAÇÃO, DIZ TESTEMUNHA
Atualização – A imagem do rosto da mulher ferida foi desfocada e o respectivo vídeo, removido.
Oi por favor retirar imediatamente as fotos e vídeos usados pois não foi assinado nenhuma autorização de imagem , ferindo assim o artigo 5o, inciso X da Constituição Federal, nos familiares entraremos com uma ação caso não o fazer, fora a falta de respeito fazendo essa exposição sem sentido