A Prefeitura de Taboão da Serra inaugurou no sábado (18) o primeiro ecoponto municipal, local para recebimento de resíduos sólidos, como entulho, restos de reforma e construções domésticas, móveis e eletrodomésticos velhos, além de materiais recicláveis (papéis, vidros, plásticos e metais). Localizado na rua José Milani, 275, no Jardim Irapuã (região do Parque Pinheiros – em frente ao Supermercado Kaçula), o equipamento funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h.
O ecoponto, que tem oito caçambas de entulho, é para atendimento exclusivo dos munícipes de Taboão, com descarte sem custo. Destinado a resíduos sólidos, o espaço não recebe lixo doméstico, como materiais úmidos e restos de alimentos; medicamentos e insumos de saúde; produtos industriais, como óleo automotivo; e animais mortos. O volume diário permitido por morador é de 2 m³ (metros cúbicos), o equivalente a 20 sacos de lixos de 100 litros.
O ecoponto está previsto na lei 2.305/2019, assinada em 21 de agosto de 2019 pelo prefeito Fernando Fernandes (PSDB). Aprovado em 14 de maio daquele ano, o projeto foi apresentado pelo vereador Carlinhos do Leme (PSDB). “Se reformou a casa inteira, gerou uma grande quantidade de entulho, aí ele [morador] precisa contratar uma caçamba. Mas em muitos casos, quando o resíduo é de uma obra menor, esse será um local apropriado para o descarte”, disse à época.
O secretário Ricardo Rezende (Obras) acredita que o ecoponto reduzirá o número de locais “viciados” de descarte no município – utilizados frequentemente como “depósitos”. “A limpeza urbana é um direito de todos, mas todo cidadão deve zelar para que os espaços públicos se mantenham limpos e conservados. Todos devem se responsabilizar por dar a destinação correta aos resíduos sólidos que são produzidos em suas residências, como restos de construção”, diz.
“Os restos de construção devem ser entregues ao ecoponto e não deixados em vias públicas. Todos os resíduos levados até o ecoponto terão a destinação adequada, evitando o acúmulo nas calçadas, ruas e rios de Taboão da Serra”, ressalta Ricardo. O governo Aprígio (Podemos) não informou o custo do ecoponto municipal – que fica dentro do terreno da Usina da prefeitura. Conforme revelou o blog do jornalista David da Silva, o equipamento saiu por R$ 194.983,75.
SERVIÇO
Ecoponto municipal de Taboão da Serra
Rua rua José Milani, 275, Jardim Irapuã/Parque Pinheiros (em frente ao Supermercado Kaçula)
Funcionamento – segunda a sexta-feira, das 8h às 20h
Uma das melhores soluções de descarte para Taboão da Serra, uso com certa frequência e é bem legal ver outras pessoas utilizando também, diminuindo significativamente o lixo nas ruas.