Líder comunitário do Jd. Leme e fundador do Fortaleza, Izidoro morre aos 72 anos de pneumonia

Dedicado ao esporte na periferia, o cearense Antônio Izidoro foi um homem do futebol de várzea; ele também presidiu a Associação Amigos de Bairro do Leme e Suiná

Especial para o VERBO ONLINE

Izidoro (*2.jan.1951 | +21.mar.2023); líder comunitário do Jardim Leme, que estava internado no PS Antena, realizou forte trabalho social voltado aos moradores do bairro | Divulgação

Um dos grandes líderes comunitários de Taboão da Serra, Antônio Izidoro de Souza Maciel, o “seu” Izidoro, morreu nesta terça-feira (21), aos 72 anos, de pneumonia. Ele estava internado havia duas semanas no Pronto-Socorro Antena, na cidade. Dedicado ao esporte na periferia, ele foi um homem do futebol de várzea. Em 1975, ele fundou, com amigos, o Esporte Clube Fortaleza, no Jardim Leme. Ele também foi presidente da Associação Amigos de Bairro do Leme e Suiná.

Nascido em 2 de janeiro de 1951, cearense de Hidrolândia (251 km a noroeste de Fortaleza), Izidoro ficou conhecido também pelo trabalho social voltado aos moradores carentes do Leme. Ele foi candidato a vereador de Taboão por três vezes, em 2004 (pelo PL), 2008 (então PMDB), e 2012 (PDT), mas não se elegeu – teve o melhor resultado na primeira vez que disputou, com 1.465 votos (17º mais votado). Após desistir de concorrer, passou a apoiar o vereador Carlinhos do Leme.

O vereador pediu um minuto de silêncio pela morte de Izidoro durante sessão da Câmara, nesta terça. “Perco mais que um amigo. [Izidoro] Era uma pessoa de coração enorme, um profundo conhecedor de nossa cidade, que tinha um carinho muito grande pelo nosso bairro. Um pai de família exemplar”, disse Carlinhos do Leme (PSDB). Com passagem por vários departamentos da prefeitura, Izidoro fazia parte em 2012 do grupo político do então prefeito Evilásio Farias (PSB).

“Izidoro liderou importantes lutas em prol das comunidades da periferia de Taboão da Serra, em especial do Jardim Leme e adjacências. […] Era um homem simples, generoso, de fala mansa, sorriso fácil e atitudes nobres”, disse o ex-secretário Maruzan Corado (gestão Evilásio). “Com muito pesar eu recebi a triste notícia do falecimento do nosso amigo Antônio Izidoro, grande liderança de Taboão da Serra, sobretudo do Jardim Leme”, destacou Evilásio.

O ex-jogador Elvis Ricardo homenageou Izidoro. “[Era] uma pessoa que sempre tive como uma referência. Quando comecei a jogar futebol no bairro, ele era presidente do Fortaleza. Sempre nos ensinou coisas boas”, disse. O velório acontece a partir da noite desta terça-feira na sede do EC Fortaleza, no Jardim Leme. O enterro está marcado para as 10h desta quarta (22), no Cemitério da Saudade, no Parque Pinheiros, em Taboão. Viúvo, Izidoro deixa quatro filhos e oito netos.

comentários

>