Fernando anuncia apoio a aliado de Ney na sucessão em Embu de olho em Taboão; Daniel reafirma ‘projeto’

'Vamos construir juntos a esperança para as nossas cidades', disse Fernando a Hugo; 'sou pré-candidato e não tenho aliança com nenhum outro pré-candidato', declarou Daniel

Especial para o VERBO ONLINE

Fernando e Analice declaram apoio a Hugo à prefeitura em 2024, com o atual vice acompanhado de Ely, irmã de Ney, 4 vereadores e outros aliados | Divulgação

O ex-prefeito Fernando Fernandes e a deputada estadual Analice Fernandes (ambos do PSDB) fizeram anúncio visto como apoio à pré-candidatura de Hugo Prado (MDB) a prefeito de Embu das Artes em 2024, na quarta-feira (15) na posse dos deputados na Assembleia Legislativa. Hugo foi recebido pelo casal ao lado da 1ª suplente de deputada federal Ely Santos (Republicanos), irmã do prefeito Ney Santos (Republicanos), e quatro vereadores aliados de Ney.

Analice se disse “honrada” em “estar ao lado” de Hugo, atual vice-prefeito de Embu, e especialmente de Ely. “É uma honra ter você visitando a liderança do PSDB e participando deste momento tão importante para a Assembleia, a eleição da mesa-diretora. Quero dizer à população de Embu das Artes que é uma emoção estar ao lado desse grupo de pessoas que lutam pelo bem da cidade de Embu. Estar ao seu lado, Ely Santos, me deixa profundamente feliz”, disse.

Fernando comemorou a aliança com mais ênfase. “Essa emoção nos move. Fico muito feliz em ter aqui todos vocês. Taboão e Embu são duas cidades que têm que caminhar juntas. Nós somos cidades conurbadas. Nós somos praticamente uma cidade! E que têm os mesmos problemas, as mesmas dificuldades. Mas acima de tudo as mesmas esperanças. Vamos construir juntos essa esperança para as nossas cidades. Vitória!”, declarou, sob palmas de Hugo e dos demais.

Fernando, com Analice, anuncia apoio ao aliado de Ney após briga política com o prefeito de Embu. Em 2018, o então prefeito de Taboão proibiu que membros do governo e vereadores governistas apoiassem Ely a deputada federal. Como reação, cinco vereadores – Eduardo Nóbrega, hoje deputado estadual; André Egydio, Alex Bodinho, Érica Franquini e Carlinhos do Leme – racharam e criaram um bloco de oposição (“BIH”). Meses depois, porém, quatro voltaram à base.

Em 2020, Ney apoiou a eleição de Aprígio, contra o candidato de Fernando, Daniel Bogalho (então PSDB). Mas, no ano passado, ele rompeu com Aprígio ao avaliar que o prefeito não se empenhou em apoiar Ely, candidata a federal. Como “troco”, Ney desistiu de apoiar o candidato a deputado estadual de Aprígio, Nóbrega, e resolveu “acionar” Daniel, que tinha nomeado secretário, para a disputa para potencializar a candidatura da irmã em Taboão, mas fracassou.

Fernando e Ney passaram a ter um rival em comum, Aprígio. Com a decisão de Aprígio de apoiar a candidatura de Rosângela Santos (PT) a deputada federal no ano passado e “apresentar” o irmão, Valdemar, como vice na chapa da prefeiturável Rosângela em Embu em 2024, Fernando, ao apoiar Hugo, teria feito movimento para – com o auxílio de Ney – fazer Daniel desistir de sair candidato a prefeito em Taboão, e não ter votos divididos na disputa ao Executivo contra Aprígio.

É cogitado nos bastidores que Daniel irá abrir mão da candidatura para ser vice de Fernando. Daniel nega. “Sou pré-candidato e não tenho aliança com nenhum outro pré-candidato e nem pretendo ter. Vamos seguir firme em nosso projeto. A aliança é simplesmente o Fernando declarando apoio a Hugo em Embu, nada mais do que isso”, disse. Ele teve 66.158 votos para prefeito, com o apoio de Fernando. Para deputado estadual, atingiu em Taboão apenas 15.762 votos.

comentários

  • >