‘Carreta da Mamografia’ atende taboanenses a partir de 35 anos nesta 2ª até sábado no Pirajuçara

Neste dia 6, serviço funciona com início às 12h; na terça até sexta, das 8h às 17h; no sábado, das 8h às 11h, na av. Fernando Fernandes; atendimento será feito por senha

Especial para o VERBO ONLINE

'Carreta da mamografia', que estará no Pirajuçara; mulheres de 50 a 69 anos devem estar só com RG e cartão SUS; as demais, pedido médico, mas poderá ser prescrito na hora | SP

Em uma ação do Governo de São Paulo, no Mês da Mulher, a “Carreta da Mamografia” estará em Taboão da Serra nesta semana para atender moradoras com 35 anos ou mais para realização do exame preventivo nas mamas, em vista da detecção precoce de tumores malignos, inclusive em fases em que a mulher não apresenta nenhum sintoma – o tratamento no período inicial contribui para a cura. O veículo vai ficar no Pirajuçara, na avenida Fernando Fernandes.

Nesta segunda-feira (6), a carreta atenderá a partir do meio-dia. Já de terça (7) a sexta-feira (10), a ação será das 8h às 17h. No sábado (11), o serviço estará disponível das 8h às 11h. O atendimento será realizado mediante a entrega de senhas, conforme critério que leva em conta a faixa etária de maior prevalência da doença, mas as mais jovens também serão atendidas. Pacientes com idades entre 50 e 69 anos precisam estar munidas apenas de RG e cartão do SUS.

Na ação que tem parceria da prefeitura, as pacientes que tiverem entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos precisam apresentar pedido médico – além de RG e cartão do SUS. Caso não tenha o pedido, um profissional da Secretaria Municipal de Saúde estará no local e poderá prescrever na hora, segundo a pasta. As que não conseguirem senhas serão encaminhadas para o Centro de Referência da Saúde da Mulher, no Santo Onofre, para passarem por “acolhimento” (triagem).

O serviço já esteve em Taboão várias vezes, a primeira em 2014, apenas três meses depois de ser lançado. A importância do diagnóstico precoce do câncer de mama é inquestionável. Segundo a Organização Mundial de Saúde, relata a prefeitura, em 2020, 2,3 milhões de mulheres foram diagnosticadas com a doença no mundo, com 685 mil mortes, das quais muitas evitáveis – daí ser fundamental que as mulheres realizem exames preventivos periodicamente.

SERVIÇO
‘Carreta da Mamografia’ em Taboão da Serra
Nesta segunda-feira (6), das 12h às 17h; de terça a sexta-feira, das 8h às 17h; e no sábado (11), das 8h às 11h
Na avenida Fernando Fernandes (altura do nº 380, próximo à esquina com a rua Osmar Antônio da Silva), no Pirajuçara

comentários

>