Um homem teve a motocicleta roubada por três ladrões em Taboão da Serra, no – visado – Jardim Clementino. O rapaz trafegava pela rua Nicolau Gentile, paralela ao córrego Pirajuçara, na divisa com Campo Limpo (zona sul de SP), quando foi perseguido e cercado pelo trio também em motos e ameaçado. Em dez segundos, um criminoso puxou o veículo, enquanto outro arrancou o capacete da vítima, que depois correu aterrorizada. O crime ocorreu às 22h50 de 20 de janeiro.
O roubo de veículos foi um dos crimes que cresceram em Taboão em janeiro deste ano. O município registrou 23 ocorrências, contra 19 no primeiro mês de 2022, aumento de 21%. O resultado se revela pior por conta de que a cidade tinha tido diminuição expressiva do delito, de 39%, em janeiro do ano passado – nos primeiros 31 dias de 2021 tinham sido 31 casos. Ou seja, em vez de cair mais, o delito voltou a subir. Entre 10 principais crimes, quatro tiveram alta no mês.
O estupro foi outro crime que aumentou em Taboão em janeiro. O município teve quatro casos registrados, o dobro em comparação com o mesmo mês do ano passado, quando teve dois (100%) – em janeiro de 2021, tinha sido um. Já o estupro de vulnerável (contra menor de 14 anos) teve três ocorrências na cidade no primeiro mês do ano, o mesmo número de janeiro do ano passado – atentatório à intimidade da pessoa, o delito ficou estável, em vez de cair.
Taboão teve aumento em outro crime contra a integridade física, a lesão corporal dolosa. A alta foi de 57%. O delito pulou de 49 ocorrências em janeiro de 2022 para 77 no primeiro mês deste ano. Em quadro semelhante ao do roubo de veículos, o dado é desanimador já que o município tinha tido queda de 35% nos primeiros 31 dias do ano passado, ante os 75 registros do mesmo período de 2021. O dado atual já é maior do que o de dois anos atrás, em escalada da violência.
O furto também teve alta em Taboão. Foram 165 registros em janeiro, contra 145 no mesmo mês de 2022, elevação de 14%. Diferente das modalidades que tiveram queda no ano passado após subida, o crime em questão vem em escalada, já que em janeiro de 2021 somava 129 boletins lavrados – em dois anos, subiu 28%. Já em relação à tentativa de homicídio, o município não teve de novo nenhum caso, assim como o latrocínio (delito que costuma ser baixo).
Apenas dois crimes tiveram redução em janeiro em Taboão. Enquanto o roubo de autos (mediante violência) teve alta, o furto de veículos (menos grave, na ausência do condutor) caiu 35%, para 33 casos, contra 51 no primeiro mês de 2022. O roubo em geral teve diminuição, mas ligeira, de 0,7%, para 161 registros, ante 160 em janeiro de 2021 – quando tinha descido 7%. O município registrou um homicídio, mas não baixou – em janeiro de 2022 também registrou um assassinato.
VEJA ASSALTO A MOTOQUEIRO NO JD. CLEMENTINO, EM TABOÃO DA SERRA, EM JANEIRO
VEJA OS DADOS DA CRIMINALIDADE EM JANEIRO DESTE ANO, E O DO MESMO MÊS EM 2022
lia muita critica aqui quando referia se a gestao anterior da GCM, conduzida pelo entao Dr. Rodrigo Falcão, contudo, os índices da cidade, agora de insegurança pública não param de subir! Confesso que tenho minhas duvidas agora. Será mesmo que este jovem senhor secretario de segurança urbana não desenvolvia um bom trabalho?
Gestor público que não é civilizado e destrata comandados não pode desenvolver um bom trabalho.