Aprígio faz propaganda, mas Cid Nelson e ruas do Jd. Salete não têm iluminação pública há meses

Moradores reclamam da falta de luz nos postes, inclusive devido à insegurança, e afirmam que o descaso já dura "meses" sem nenhuma providência da prefeitura

Especial para o VERBO ONLINE

Moradora Érica, com o neto e a mãe, anda na Cid Nelson no escuro após deixar a Alberto José, também sem luz; gestão Aprígio faz propaganda de iluminação 'inovadora' | Verbo

Pelo menos três vias do Jardim Salete, em Taboão da Serra, entre elas a avenida Cid Nelson Jordano, a principal – importante corredor – do bairro, estão no escuro, sem iluminação pública, ao contrário da propaganda do governo Aprígio (Podemos) de que levou programa “inovador” ao local. O VERBO falou com moradores que reclamaram da falta de luz, inclusive como fator de insegurança, e disseram que o descaso já dura “meses” sem nenhuma providência da prefeitura.

Um morador do Jardim Salete divulgou um vídeo na terça-feira (21) em que mostra a avenida do bairro na escuridão. “Pouca vergonha. Avenida Cid Nelson Jordano, vai fazer 90 dias que está desse jeito, e o prefeito não toma uma solução. Arriscado de a gente, pedestre, ser roubado. Olha onde vem um carro, lá embaixo, e aqui tudo escuro”, disse ao apontar a luz só dos veículos. “Cadê os […] vereadores? Vieram só na época da eleição. Avenida da vergonha!”, indignou-se.

Este portal esteve no Jardim Salete na noite desta quarta-feira e conversou com moradores, no escuro. E não é só a Cid Nelson que está no breu. A rua Alberto José é outra e está em pior situação, totalmente às escuras. A via – extensa (mais de 600 metros) – tem curvas que deixam os pedestres sem visão adiante, à mercê de ladrões. Para piorar, acaba na altura de terreno de projeto de moradia ainda não construído – sem luz particular para amenizar o transtorno.

A moradora Érica Fonseca estava com o neto, de 4 anos, e uma idosa e teve de enfrentar a rua Alberto José e a Cid Nelson sem luz nos postes na volta da igreja, com passo apressado. “Está tudo escuro aqui. A gente estava vindo da missa, [é] a maior dificuldade com a criança e minha mãe para poder chegar em casa. É muito perigoso. Achei que tinha faltado energia no bairro, mas percebi que era só nesse percurso. É muito ruim, ‘tá’ muito ruim para todo mundo”, disse.

O casal Milena Carolina e João Lacerda, com a filha de 7 anos, disse que a Alberto José não pode ficar sem iluminação pública devido à insegurança. “É péssimo, né? Porque com a escuridão é perigoso! Ainda mais aqui. Aqui não dá, não. No caso, não vejo tanto problema, mas na rua detrás, onde meus pais moram, é escuro também, e é assalto direto”, disse Milena, sobre a via antes da curva, onde muitas pessoas moram, inclusive fica um condomínio residencial.

Indagada desde quando a rua está sem luz, Milena disse “bastante tempo”. A reportagem perguntou se há uma semana. “Mais”, falou. Se duas semanas, ela disse: “Tem mais. [Tem] Alguns meses que é essa escuridão”, contou. João disse que uma rua “descendo para o Hospital Pirajuçara também está sem luz há duas semanas”, em problema crônico na cidade. O casal mora em rua vizinha à José Micheloni Filho, que também está com lâmpadas apagadas por quase 200 metros.

Já a Cid Nelson está um quarteirão inteiro sem luz. O VERBO contou quantos postes estão com lâmpadas apagadas – 13. O morador Sérgio Gomes esperava ônibus no ponto, inseguro. “Por causa da escuridão. A gente nunca sabe quem vai passar”, falou. O munícipe paga todo mês a taxa de iluminação pública, a CIP, cobrada na conta de luz, cerca de R$ 10. Das 21h às 22h que ficou no local, a reportagem viu uma mulher subir a Alberto José correndo, por medo de assalto.

OUTRO LADO
A prefeitura tem contrato com a empresa Citeluz para manutenção da iluminação pública. Questionado, via Secretaria de Comunicação, quando as vias do Salete vão voltar a ter luz, o governo Aprígio não respondeu. Em julho do ano passado, a gestão chegou a fazer propaganda “bonita” do programa “Led no seu bairro”, com alarde de levar “nova iluminação e inovação” à própria Cid Nelson. Um dos vários banners pendurados em postes está na via – na escuridão.

VEJA VÍDEO EM QUE MORADOR RECLAMA DA FALTA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA NA AV. CID NELSON JORDANO, NO JD. SALETE

Vídeo – Morador de Taboão da Serra/Reprodução

PROPAGANDA DO GOVERNO APRÍGIO SOBRE ILUMINAÇÃO PÚBLICA NO JD. SALETE…

…E A REALIDADE, COM PELO MENOS TRÊS VIAS APAGADAS; ‘TEM MESES QUE ESTÁ ASSIM’

Rua Alberto José no ponto final, a partir da altura de terreno de projeto de moradia | AO/Verbo
Rua Alberto José no ponto inicial, na esquina com a avenida Cid Nelson Jordano | AO/Verbo
Rua José Micheloni Filho, perpendicular à Alberto José e paralela à Cid Nelson Jordano | AO/Verbo
Avenida Cid Nelson, com propaganda do governo Aprígio da ‘nova iluminação’, no escuro | AO/Verbo

comentários

  • Jardim america, Rua panamá, equador e uruguai sem iluminação pública há 2 semanas…Governo aprigio maior enganação!!

  • >