USF Crispim ganha brinquedoteca, a primeira instalada em unidade de saúde de Itapecerica da Serra

Profissionais frisaram que espaço torna ambiente de um posto de saúde 'menos hostil' às crianças e as afasta do 'vício do celular'; iniciativa surgiu com emenda de vereador

Especial para o VERBO ONLINE

Brinquedoteca na USF Crispim; enquanto aguarda atendimento, a criança pode brincar, ficando menos ociosa e consequentemente menos agitada, ressaltou Nakano | PMIS

A Prefeitura de Itapecerica da Serra inaugurou na segunda-feira (30) uma brinquedoteca na USF (Unidade de Saúde da Família) Crispim, a primeira instalada em um equipamento de saúde no município, segundo a administração. O espaço visa resgatar e garantir à infância o direito à brincadeira, ao ser preparado para estimular o desenvolvimento motor e psicossocial das crianças, possibilitando a interação do público infantil com o ambiente das unidades de saúde.

A superintendente da Autarquia de Saúde de Itapecerica, Patrícia Nicastro, disse que “a brinquedoteca promove e facilita a interação grupal e permite à criança aprender como enfrentar suas emoções, por meio da interação com outras pessoas, bem como com outras crianças que ali estão”. A diretora da USF Crispim, Vanessa Borges, ressaltou que “a brinquedoteca torna o ambiente menos hostil, pois ajuda a criar melhor vínculo com os profissionais de saúde”.

A coordenadora técnica de Saúde, Wanessa Gerona, fez uma apresentação sobre a brinquedoteca e mostrou os benefícios ao ressaltar que o espaço afasta a criança do “vício do celular” e propicia melhor interação com o ambiente. A iniciativa foi implantada por meio de emenda impositiva do vereador Soares (Republicanos). Ele disse que a partir de estudo da equipe do gabinete surgiu a ideia da brinquedoteca para tornar o ambiente mais agradável às crianças.

O prefeito Francisco Nakano (PL), presente à inauguração, classificou o espaço como “algo inovador”. “Com a brinquedoteca, a criança, enquanto aguarda atendimento, pode brincar, atendendo assim uma parte importante das necessidades da criança, que acaba ficando menos ociosa e consequentemente menos agitada”, disse. Na ocasião, os presentes fizeram um minuto de silêncio em homenagem a Josefa Regina da Conceição, conselheira de saúde no município.

comentários

>