Aliados de Aprígio debocham na eleição das comissões e desprezam Meio Ambiente e Segurança

Derrotados, os 6 vereadores apelaram a ironias após o 'grupo dos 7' compor 'acordo' com o prefeito para aprovar o orçamento municipal; sessão será retomada nesta 3ª

Especial para o VERBO ONLINE

Anderson tentou paralisar sessão, mas Egydio rejeitou; das 10 comissões, grupo de Aprígio só teve maioria em duas, de Direitos Humanos e Segurança | Leandro Barreira-CMTS

A Câmara de Taboão da Serra elegeu na noite de sexta-feira (13) e início da madrugada de sábado (14) os integrantes das comissões permanentes em votação marcada por ironias e deboche dos vereadores derrotados na eleição da nova mesa-diretora, aliados do prefeito Aprígio (Podemos). O “grupo dos 6” adotou o escárnio após os sete opositores ao governo (maioria) se reunirem e comporem “acordo” com Aprígio para aprovar o orçamento municipal.

Apesar de ter se “conciliado” com Aprígio – em termos avaliados no meio político como “inconfessáveis” -, o “grupo dos 7” manteve a rivalidade com os aliados do prefeito e se articulou para lançar sempre dois vereadores como candidatos para as comissões consideradas mais importantes e deixar a minoria com apenas uma vaga. Com a estratégia adversária, o “grupo dos 6” levou a eleição dos membros como “brincadeira”, em meio a risos e falas grotescas.

Após “grupo dos 7” dominar as duas “poderosas” comissões da Casa (Constituição e Justiça e Finanças e Orçamento), a minoria, para a Comissão de Transporte, votou em Gallo (Republicanos) para constranger o colega – que tinha confrontado Aprígio. “Gallo está num entusiasmo”, ironizou enfermeiro Rodney (PSD). “Isso é uma manobra, não sou candidato nessa pasta”, repeliu Gallo. “Gallo tem tudo a ver com o transporte”, insistiu Anderson Nóbrega (MDB), rindo.

Na eleição da Comissão de Educação, Saúde e Esporte, Anderson apelou. “Voto no competente e capaz enfermeiro Rodney, que é um grande homem da saúde. Futuramente será, com certeza, secretário de Saúde do Estado de São Paulo se Deus permitir”, disse. Quando abriu o Pronto-Socorro Infantil, Aprígio não instalou raio-X e improvisou um aparelho móvel. Rodney disse que “era a mesma coisa”, mas as crianças eram levadas ao PS Antena para fazer exame.

Com o “grupo dos 7” sem lançar candidato, a minoria levou, enfim, uma comissão, a de Direitos Humanos. Anderson teve quatro votos e Luzia, Rodney e Sandro, três cada. Após ficar ao telefone, em possível consulta externa, Anderson pediu que Egydio cumprisse o regimento para desempatar – ele tinha tido bate-boca com o presidente antes ao ter pedido para interromper a sessão negado, e disse votar naquela comissão para “defender a minoria desrespeitada” na Casa.

Egydio, que era o “maestro” do “grupo dos 7” – lembrava toda hora como os aliados deviam votar, como previamente tinham combinado -, deu o veredito com base em artigo do regimento segundo o qual, em caso de igualdade de condições, será eleito o postulante mais votado para vereador. “Essa dupla, Anderson e Luzia, vai representar bem os direitos humanos”, ironizou Egydio, já hostilizado pelos colegas. Luzia é acusada de ser conivente no desvio de vacinas da covid-19.

Derrotado, o “grupo dos 6” expôs desprezo pela eleição das comissões e chegou a não indicar candidato para Meio Ambiente e Segurança. Ainda assim, Anderson disse votar com responsabilidade. “Aqui o voto é muito sério. Voto não se joga fora, vota em quem conhece. A Érica vai colocar a Guarda para funcionar e diminuir nossa criminalidade”, disse, para gerar espanto. Érica e Gallo não integraram a comissão por estarem em três. A minoria ficou com Segurança, a contragosto.

Ao final, quando já era quase meia-noite e meia, Egydio alegou ser necessário elaborar de novo as emendas impositivas antes de votar o orçamento e anunciou a suspensão da sessão para retornar nesta terça-feira (17) às 10h. “As comissões já estão formadas. Porém, a próxima etapa são as emendas impositivas, vai precisar reformular. Muitos vereadores, por questão da alteração do valor, de R$ 900 mil e pouco para R$ 880 [mil], cada um teve que se adequar”, declarou.

VEJA A COMPOSIÇÃO DAS COMISSÕES DA CÂMARA DE TABOÃO DA SERRA ELEITAS
– Comissão de Justiça e Redação
Ronaldo Onishi (DC), Marcos Paulo (PSDB), Anderson Nóbrega (MDB)
– Comissão de Finanças e Orçamento
Marcos Paulo (PSDB), Nezito (Republicanos), Joice SIlva (PTB)
– Comissão de Transportes
Nezito (Republicanos), Marcos Paulo (PSDB), Alex Bodinho (PL)
– Comissão de Saúde, Educação e Esportes
Gallo (Republicanos), Carlinhos do Leme (PSDB), Enfermeiro Rodney (PSD)
– Comissão de Proteção dos Animais
Érica Franquini (PSDB), Nezito (Republicanos), Anderson Nóbrega (MDB)
– Comissão de Obras
Érica Franquini (PSDB), Luzia Aprígio (Podemos), Ronaldo Onishi (DC)
– Comissão de Defesa do Consumidor
Gallo (Republicanos), Carlinhos do Leme (PSDB), Sandro Ayres (PTB)
– Comissão do Meio Ambiente
Érica Franquini (PSDB), Onishi (DC) (apenas 2 integrantes eleitos)
– Comissão de Direitos Humanos
Anderson Nóbrega (MDB), Luzia Aprígio (Podemos), Sandro Ayres (PTB)
– Comissão de Segurança Pública
Sandro Ayres (PTB), Alex Bodinho (PL) (apenas 2 integrantes eleitos)
(presidente, vice e membro ainda serão definidos entre os próprios integrantes)

comentários

  • Tem alguma comissão para ver o lado dos funcionarios, ou e so na hora de pedir voto que voces dão as caras???

  • >