Homem furta bateria de carro no Jd. Salete em Taboão; moradores citam prejuízos com modalidade de crime

Fato ocorreu no primeiro dia do ano, segundo tenente; subtração criminosa de peças automotivas voltou a crescer no Estado de SP, com alta de roubos/furtos de veículos

Especial para o VERBO ONLINE

Imagens mostram homem furtar bateria de Pálio estacionado em frente a casa na rua Goreti, no Jardim Salete, Taboão da Serra, em 1º de janeiro, segundo Dacal | Reprodução

Um homem furtou a bateria de um carro em frente a residência em Taboão da Serra, no Jardim Salete, à luz do dia, sem ser incomodado. O fato aconteceu no domingo retrasado, 1º de janeiro, de acordo com o tenente Dacal. A ação do ladrão foi flagrada por uma câmera de segurança. A modalidade de crime não é nenhuma novidade, mas voltou a crescer no Estado de São Paulo, em avaliação com base na alta do número de roubos e furtos de veículos registrados.

Conforme as imagens gravadas, por volta de 9h45, o homem de bermuda, boné e com mochila nas costas encosta em um Pálio cinza parado diante de uma casa, na rua Goreti, altura do número 150 – sem movimento, no início da manhã do primeiro dia do ano. O rapaz levanta o capô do motor e mexe no interior no lado exatamente onde fica a peça visada. De acordo com Dacal, “ele furta a bateria de um veículo que estava estacionado na porta da residência”.

Na postagem do tenente sobre a ocorrência, moradores relatam já terem sido vítimas no bairro. “Meu carro foi roubado três vezes na Bernardo Joaquim de Moraes”, diz uma moradora, sobre a terceira via paralela à Goreti. “Uma professora teve a bateria do seu carro roubada também no fim de novembro, início de dezembro na rua Bernardo Joaquim de Moares em frente a escola. Se bobear é o mesmo indivíduo”, conta um munícipe, sobre o mesmo local.

Apesar de não existir uma estatística específica para a substração criminosa de peças, o número de automóveis levados pelos criminosos é considerado um termômetro para o delito. Segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança, de janeiro a novembro do ano passado, o furto e roubo de veículos cresceram 18% em relação a 2021 no Estado, de 102.412 para 121.351. Em Taboão, em alento, os dois crimes tiveram pequena queda, de 5%, de 748 casos para 710.

Ao repor uma peça furtada, o conselho é jamais comprar no mercado paralelo, o que pode alimentar novos crimes. Aliás, o motorista pode comprar um item que era do próprio carro, sobretudo no caso dos de luxo, cujos componentes são mais caros – e visados. Ao divulgar o vídeo do furto, Dacal alerta que “este bairro é vítima de marginais”. O Salete teve vários roubos nos últimos meses. Entre os mais recentes, em 8 de dezembro, um estudante foi assaltado na mesma rua Goreti.

comentários

>