O Metrô de São Paulo informou nesta quarta-feira (4) o consórcio vencedor da licitação de anteprojeto de engenharia e estudos ambientais da linha 22-Marrom, que ligará Cotia ao Sumaré (zona oeste de SP). O ramal foi um dos novos projetos lançados no segundo semestre de 2022, às vésperas da eleição ao governo do Estado. Uma das estações cogitadas seria próxima a Embu das Artes, a Estrada do Embu, ainda em Cotia. As informações são do site “Metrô CPTM”.
A empresa com a melhor pontuação na análise comercial e técnica foi o Consórcio Systra Prime, formado pela Systra Engenharia e Prime Engenharia e Comércio. As duas obtiveram a melhor nota técnica (395 pontos) e também propuseram o menor valor – mais de R$ 7,9 milhões (R$ 7.997.043,73). Na soma dos quesitos, o Systra obteve 895 pontos, enquanto o GPO-Geocompany-Tetra-JGP marcou 762,01 (R$ 10,2 milhões) e o Linha 22-Marrom-NEMPI, 561,51 (R$ 17,4 milhões).
O grupo vencedor tem até a segunda-feira (9) para apresentar a planilha de preços e serviços, entre outros documentos. O Metrô publicará o resultado da análise posteriormente. A linha 22 é objeto de estudos da companhia há muito empo, mas está longe de ser prioritária. O modal não está nem definido. O consórcio que assinar contrato da licitação de anteprojeto avaliará de trens convencionais a monotrilhos e vias subterrâneas, em superfície ou elevadas.
Outro aspecto a ser analisado é se a linha 22 terá dois tipos de modal, um entre Granja Viana e Sumaré, e outro até Cotia, onde a demanda é menor. Ela visaria desafogar o trânsito na rodovia Raposo Tavares, atender a região sul de Osasco, o Rio Pequeno e a USP. Deverá se conectar com a linha 9-Esmeralda em Hebraica-Rebouças, linha 4-Amarela na Faria Lima, linha 20-Rosa na Teodoro Sampaio, finalizando o trajeto na estação Sumaré, onde funciona a linha 2-Verde.