ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Itapecerica da Serra
O Conselho da Mulher de Itapecerica da Serra realizou reunião na terça-feira (13), na prefeitura, em que abordou como principal assunto a Patrulha Guardiã Maria da Penha. O programa foi criado por meio da lei municipal 2.888/2021 e tem o objetivo de atender e dar proteção às mulheres em situação de violência doméstica. O programa é desenvolvido em parceria entre as secretarias do Desenvolvimento Social e Relações do Trabalho e Segurança, Trânsito e Transporte.
O programa de enfrentamento à violência contra as mulheres monitora o cumprimento das decisões judiciais para garantir a responsabilização do agressor, além de proporcionar orientação e acolhida humanizada às vítimas, quanto aos serviços municipais. Segundo a Segurança, uma nova viatura foi adquirida para melhorar a “atuação preventiva e comunitária, combatendo todas as formas de violência, física, psicológica, sexual, moral e patrimonial”.
As conselheiras da Mulher e demais presentes discutiram ainda o cronograma de atividades e planejamento de ações para 2023, além de outras demandas apresentadas. Participaram da reunião, além dos membros do colegiado, a secretária do Desenvolvimento Social e Relações do Trabalho, Tiemi Nakano, o secretário de Segurança, Trânsito e Transporte, Luiz Gustavo Mariani, e membros da Guarda Civil Municipal – corporação com ação efetiva na Patrulha Guardiã.