Prefeitura assina parceria com Fundação Casa em programa pró-jovens egressos de Itapecerica

Especial para o VERBO ONLINE

Prefeito Nakano ao assinar termo de colaboração com a Fundação Casa em programa para assistência a adolescentes do município egressos da instituição | PMIS

RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Itapecerica da Serra

A Prefeitura de Itapecerica da Serra assinou nesta quarta-feira (14) um termo de colaboração com a Fundação Casa no “Programa de Pós-Medidas”, destinado a adolescentes do município egressos da internação, semiliberdade e internação provisória na instituição. O prefeito Francisco Nakano (PL), a diretora da Divisão Regional Metropolitana Noroeste da Fundação Casa, Adriana Pereira, e profissionais da ação de ressocialização participaram da cerimônia.

O termo de colaboração visa ações de apoio aos adolescentes nas áreas de assistência social, educação, saúde, capacitação e empregabilidade e tem como uma das metas ser uma ponte para o mercado de trabalho, a fim de evitar a reincidência em atos infracionais. Agora, os jovens, após cumprirem medida socioeducativa ou passar pelo atendimento de internação provisória da fundação, serão acompanhados pela equipe local na cidade de origem.

“Anunciamos com muita alegria que Itapecerica da Serra é a primeira cidade da região a aderir ao termo de colaboração. O município está de parabéns por fazer com que o jovem seja atendido integralmente pelo poder público”, disse Adriana – que representou o secretário estadual da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação Casa, Fernando da Costa -, ao lado das técnicas da Gerência do “Pós-Medidas” Vanda Barros e Daysa Mesquita.

A diretora municipal de Proteção Especial, Renata Melo, considerou o desafio “amplo e complexo”. “O trabalho é preencher uma lacuna na vida do jovem e adolescente. Será uma articulação da rede para trazer contribuições também para as famílias e para a cidade, um suporte e uma resignificação importante”, disse. A coordenadora do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Marcia Aniceto, também participou da cerimônia.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social e Relações do Trabalho, Tiemi Nakano, destacou o esforço mútuo entre as partes. “Para nós que trabalhamos com a assistência social e temos que fazer e pensar no melhor para o cidadão e o município, é um dia muito importante. Precisamos dar um norte e muita orientação para os atendidos pelo projeto. Agradeço a Fundação Casa pela parceria e destaco o trabalho realizado pela equipe do Creas”, disse.

“É um importante projeto que proporciona apoio fundamental para ressocialização do indivíduo. Precisamos abrir os braços e dar uma segunda chance para esses jovens. Parabenizo e agradeço o trabalho dos profissionais envolvidos”, discursou o prefeito Nakano. O governo municipal não divulgou quantos adolescentes de Itapecerica da Serra – que deixaram a Fundação Casa – devem ser beneficiados pelo programa inicialmente e o valor da execução do convênio.

O ato reuniu ainda os diretores Fabiane Koetz (Casa Osasco 1), Thiago Ovigli (Casa Osasco 2) e Emerson Souza (Casa Ipê/Raposo Tavares); o secretário Márcio Bezerra (Educação); as diretoras de Educação Especial, Alessandra Castanha, e Vigilância Socioassistencial, Zilma Alves; a assistente social responsável pelo acompanhamento socioeducativo dos adolescentes, Jéssica Araújo; e as coordenadoras dos Cras Jacira, Diênia Almeida, e Parque Paraíso, Marcia Lopes.

comentários

>