ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
O ex-prefeito Fernando Fernandes (PSDB) divulgou um vídeo em que afirma que teve as contas de 2016 reprovadas pelos vereadores – todos da base do prefeito Aprígio (Podemos) – por “avaliação política” e que Aprígio articulou a rejeição por “medo” de o ter como adversário. Os parlamentares, “submissos” ao prefeito, reprovaram a prestação, visivelmente, para Fernando não poder disputar a prefeitura em 2024, mas o ex-prefeito refutou estar inelegível.
No último dia 29, os 12 vereadores reprovaram, por unanimidade, a prestação de Fernando, mesmo com aprovação do Tribunal de Contas do Estado. Em relatório, André Egydio (Podemos) disse que relacionou “várias situações que foram viciosas”, mas não citou nenhuma. Anderson Nóbrega (MDB) e enfermeiro Rodney (PSD) também não mencionaram nenhuma irregularidade. Luzia Aprígio (Podemos) fez pior, admitiu votar contra por desavença política.
Fernando publicou o vídeo na terça-feira passada (6) nas redes sociais, após um jornal (“Um Novo Jornal”) estampar que teve as contas rejeitadas, e ser entregue – apenas em parte das residências da cidade – por aliados de Aprígio. “Este final de semana, foi distribuído um jornalzinho em Taboão, dizendo que eu poderia ficar inelegível. Eu gostaria de esclarecer que todas as minhas contas, oito no total, foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado”, afirma.
“O Tribunal de Contas é o único órgão com capacidade técnica para aprovar ou rejeitar contas. Aqui em Taboão da Serra, minhas contas foram reprovadas pelos vereadores em uma avaliação política”, diz Fernando, para mostrar fala de Luzia. Na votação, a primeira-dama alegou que Fernando não retribuiu apoio de Aprígio no passado e o perseguiu. “Isso aqui é política, ‘tá’? Votei contra e voto contra quantas chegarem aqui. Porque meu marido sofreu muito”, disse.
Fernando aponta, então, que Aprígio articulou a rejeição, quando deveria pensar em governar bem. “Como vocês podem ver, o prefeito Aprígio, com medo de me enfrentar como seu adversário, organizou tudo isso. O Aprígio deveria estar preocupado em fazer uma boa gestão na saúde, no esporte, ação social, na educação… Porque hoje ele é considerado o pior prefeito da história de Taboão. Uma boa gestão que faz um prefeito ser reeleito”, declara.
Os ex-prefeito rechaça que o fato de ter tido as contas rejeitadas o impede de disputar futuras eleições. “Eu não estou e nem estarei inelegível, e continuarei trabalhando”, avisa Fernando. Em 2017, o Tribunal Superior Eleitoral reverteu indeferimento da candidatura do então prefeito de Joanésia (MG), Denilson de Assis, ao decidir que se o Tribunal de Contas aprovou a prestação de um candidato os vereadores não podem ignorar e votar pela rejeição.
VEJA VÍDEO EM QUE FERNANDO DIZ QUE TEVE CONTAS REJEITADAS POR APRÍGIO TER MEDO DE O ENFRENTAR
Muito boa explicação, foi por questões políticas estou com Fernando, fez uma administração muito boa.