2ª Marcha do MNU de Itapecerica marca mês da Consciência Negra e homenageia ‘patriarca do samba’

Especial para o VERBO ONLINE

Participantes na II Marcha do Movimento Negro Unificado em Itapecerica; sambista Adonai, homenageado do evento, e a porta-bandeira Karla Magalhães | PMIS

ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Itapecerica da Serra

O Movimento Negro Unificado (MNU) realizou uma marcha, em segunda edição, para marcar o mês da Consciência Negra em Itapecerica da Serra, no último sábado (26), em “um lindo dia de sol que acolheu os participantes”, segundo a organização. Neste ano, o homenageado do evento foi Adonai Mascaranhas, o primeiro sambista da cidade, conhecido pela luta contra o racismo e em defesa da cultura afrodescendente e dos povos originários há décadas.

A concentração ocorreu na praça Professor Porcino Rodrigues (caixa d’água), em frente ao Museu Histórico de Itapecerica. Após a abertura com falas importantes para o movimento, o grupo recebeu o grande homenageado, Adonai, acompanhando pela porta-bandeira da Escola de Samba Rosa Serrana com cantos e cirandas. A marcha seguiu pelas ruas do centro até a nascente d’água no Jardim Paraíso, com encerramento após três horas de evento.

O evento reuniu ativistas negros de Embu das Artes, como Karla Magalhães, e Taboão da Serra, como Rubi França. A coordenadora do MNU, a socióloga Kátia Trindade, saudou “o nosso patriarca do samba, ‘seu’ Adonai”, e agradeceu os participantes pela presença, entre eles o vereador Fábio Santana (PT), autor da lei do Dia da Marcha do MNU no calendário municipal. O prefeito Francisco Nakano (PL) e a secretária Luciana Castro (Cultura) também participaram.

comentários

>