Sem obras e com construções da saúde paralisadas, Aprígio ‘inaugura’ playground

Especial para o VERBO ONLINE

Aprígio na EMI Cuca para entrega de parque; prefeito não retoma UBS Laguna, novo Ser, Centro da Saúda da Mulher e Complexo da Mulher há quase 2 anos | PMTS

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

Com quase dois anos de gestão sem erguer nenhuma obra e depois de abandonar construções importantes na saúde e em promoção da mulher, o prefeito Aprígio (Podemos) está “inaugurando” playground, conforme o termo usado pelo próprio Executivo. Segundo o governo, desde 24 de setembro, brinquedos de variados tipos estão sendo distribuídos nas escolas municipais de ensinos infantil e fundamental, com mais de 17 mil alunos já beneficiados.

A Secretaria de Educação diz que os novos playgrounds são compostos por gangorra, escorregador, túnel, casinha e carrossel, e “vários” brinquedos são acessíveis para crianças com deficiência ou mobilidade reduzida. “É comprovado cientificamente que brincar traz vários benefícios para a população infantil, como um maior desenvolvimento cerebral e lições sociais que serão usadas ao longo da vida da criança”, ressaltou a secretária Dirce Takano.

“Aqui no município, há 10 anos não é inaugurado um playground nas escolas públicas. A gestão do Aprígio quer vencer esse atraso e quer possibilitar que as crianças de Taboão da Serra aprendam brincando”, afirmou Dirce. A Secretaria de Comunicação ouviu um servidor da secretaria (auxiliar de classe) que elogiou o tamanho (“grande”) e as “funcionalidades” dos brinquedos, mas não conversou com nenhuma mãe ou pai dos alunos sobre os playgrounds.

Em junho, uma moradora reclamou do playground no Parque Laguna. “Aproveitando para deixar minha indignação com o descaso que estão fazendo com o parquinho da EMI Piteco. Já liguei na [Secretaria de] Manutenção, já mandei mensagem para vereadores, e até agora nada. Senhor prefeito, a situação lá está caótica […]. Dê uma atenção, pois eles podem se machucar, pois têm muita ferrugem e madeiras pobres”, disse Drica Amorim no Instagram de Aprígio.

O governo não informou se trocou o playground da EMI Piteco. Enquanto inaugura brinquedos de recreação, Aprígio deixa para trás como esqueletos de obra a UBS Parque Laguna – no próprio bairro da escola com parque infantil precário -, o novo Centro de Referência da Saúde da Mulher, o novo Ser (Serviço Especializado de Reabilitação), além do Complexo da Mulher (Coordenadoria dos Direitos da Mulher, Delegacia de Defesa da Mulher e Conselho Tutelar).

comentários

>